terça-feira, 14 de agosto de 2012

www.reformapolitica.org.br

É preciso ampliar a participação e o poder popular na política – Entrevista com Felipe Addor

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político pretende servir para subsidiar o debate e sistematizar o acúmulo alcançado em todo o processo já iniciado de discussão sobre a reforma política. Não queremos uma reforma apenas do sistema eleitoral, queremos a reforma dos processos...

Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro
www.reformapolitica.org.br
A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político pretende servir para subsidiar o debate e sistematizar o acúmulo alcançado em todo o processo já iniciado de discussão sobre

CONSELHO DE COMUNICAÇÃO BRASILEIRO É MACHISTA E PÍFIO

www12.senado.gov.brVocê está aqui: Portal de notícias › Matérias › Especial
30/07/2012 - 20h13 Especial - Atualizado em 30/07/2012 - 20h14
Novos integrantes do Conselho de Comunicação Social tomam posse no dia 8 de agosto


( já tomou posse dia 08 de agosto)


Paula LIMA

Tomam posse na próxima semana os novos integrantes do Conselho de Comunicação Social (CCS), aprovados pelo Congresso Nacional na última sessão antes do recesso parlamentar de julho. A solenidade está marcada para quarta-feira, 8 de agosto, às 14h30, na Sala de Audiências da Presidência do Senado Federal.
Composto por 13 titulares e 13 suplentes, o Conselho de Comunicação Social atua como órgão auxiliar do Congresso Nacional, conforme determina o artigo 224 da Constituição. Sua atribuição é elaborar estudos, pareceres e recomendações, entre outras solicitações dos parlamentares, sobre temas relacionados à comunicação e liberdade de expressão.
Quando consultado, o conselho opina, por exemplo, sobre a propaganda de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias, além de diversões e espetáculos públicos. Também pode avaliar a programação das emissoras de rádio e televisão, a fim de assegurar suas finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, assim como a defesa da pessoa e da família.
O conselho atua ainda de forma a promover a cultura nacional e regional e estimular a produção independente e a regionalização da produção cultural, artística e jornalística.
Outros assuntos que passam pela observação do Conselho de Comunicação Social são a propriedade, monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação social e a outorga e a renovação de concessão, permissão e autorização de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
Nova composição
Os conselheiros a tomarem posse no próximo dia 8 integram a terceira composição do Conselho de Comunicação Social, que estava desativado desde 2006. Criado pela Constituição em 1988 e regulamentado pela Lei 8.389, de 1991, o conselho só teve sua primeira composição aprovada em 2002, cerca de dez anos depois. A segunda foi aprovada em 2004.
Os integrantes do conselho são escolhidos entre representantes das empresas de comunicação (rádio, TV e imprensa escrita); um engenheiro com conhecimento de comunicação social; representantes de jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo; e cinco representantes da sociedade civil. Os nomes são sugeridos pelas entidades representativas de cada setor à Mesa do Congresso Nacional.
Cada conselheiro tem mandato de dois anos, podendo ser reconduzido por uma vez. A atuação no conselho não é remunerada. Durante o mandato, porém, os integrantes ganham estabilidade em seus empregos. De acordo com o Regimento Comum do Congresso Nacional, o conselho deve se reunir, de forma ordinária, na primeira segunda-feira de cada mês. As despesas para seu funcionamento são custeadas pelo Senado Federal.
Presidente e vice
Na solenidade de posse, que será conduzida pelo presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, também serão eleitos presidente e vice-presidente do conselho, escolhidos dentre os cinco representantes da sociedade civil.
Veja a lista dos novos membros do Conselho de Comunicação Social:

Titulares Suplentes
Representante das empresas de rádio Walter Vieira Cenevita Daniel Pimentel Slaviero
Representante das empresas de televisão
Gilberto Carlos Leifert Márcio Novaes
Representante de empresas da imprensa escrita
Alexandre Kruel Jobim
Lourival Santos
Engenheiro com conhecimento na área de comunicação social Roberto Franco Liliana Nakonechnyj
Representante dos jornalistas
Celso Augusto Schröder Maria José Braga
Representante dos radialistas
José Catarino Nascimento Eurípedes Corrêa Conceição
Representante dos artistas
Jorge Coutinho Mário Marcelo
Representante dos profissionais de cinema e vídeo
Luiz Antonio Gerace da Rocha e Silva Pedro Pablo Lazzarini
Representante da sociedade civil
Miguel Angelo Cançado Wrana Panizzi
Representante da sociedade civil Arcebispo Dom Orani João Tempesta Pedro Rogério Couto Moreira
Representante da sociedade civil
Ronaldo Lemos Juca Ferreira
Representante da sociedade civil
João Monteiro Filho José Vitor Castel
Representante da sociedade civil
Fernando Cesar Mesquita Leonardo Petrelli
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES ESTÁ NA MÍDIA

POR QUE FICAR QUIETA SEM EXPRESSAR O CORPO NA DANÇA OUVINDO MÚSICA QUE A GENTE GOSTA DE ESCUTAR , FICOU PARA WALTER SANTOS E SUA TURMA BEM MAL COMPORTADA , TIRANDO ¨ONDA¨ DE PROVINCIANISMO MESMO, ALÉM DO JORNALISTA COMETER CRIME DE VIOLÊNCIA MIDIÁTICA CONTRA A MULHER, CONTRA MINHA PESSOA, NÃO SABE QUE EM BARES E PUB EUROPEUS E NO BRASIL TODOS DANÇAM . a DANÇA FAZ BEM A ALMA E AO CORPO PRINCIPALMENTE AOS IDOSOS COMO EU . NÃO ESTAVAMOS NO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, NEM NO ÓPERA DE PARIS ,AÍ SIM A ETIQUETA SOCIAL MANDA FICAR QUIETO E SENTADO NA CADEIRA, O SHWO FOI NUM BAR , CHEGA DE REPRESSÃO RAPAZ, VAI CRITICAR TUA TURMA, EU SOU COSMOPOLITA E ANTENADA FAÇO O QUE GOSTO EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, SOU LIVRE E ATIVISTA DENUNCIO MESMO. CHEGA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER



Espínola
Para Dona Zefinha (in memórian ) e Roberto Lira



Sérgio Galo e Chico Mino: auxilio luxuoso

Quem puder, sugiro que não perca a oportunidade de assistir aos shows do instrumentista e interprete Washington Espínola - o mais internacional dos guitarristas da Paraíba de todos os tempos com curta agenda em João Pessoa. Neste sábado, à noite, soube que ele se apresenta no espaço cultural da empresa de energia defronte à Igreja da Lourdina, na Torre.
Faz tempo que o reconhecido guitarrista trocou as areias de Manaira - título de um de seus LPs - pela frieza temporal do entorno dos Alpes, a partir de Genebra, mas de efervescência cultural sem igual para consolidar um dialogo global de presente e futuro com raízes umbilicais nunca deixadas de lado por ser motor de sua imaginação.

" Procissão " - uma das faixas de seu ultimo CD duplo "GREATEST HITS" - coletânea tipo mergulho profundo de sua obra - bem sintetiza o link contemporâneo de uma obra com forte identidade no Rock`inrall, mas provido também de outros sinais e outras afeições de matrizes musicais diferentes. A essência, contudo, revela uma letra profundamente pessoense com as influências das figuras excêntricas da cidade de Nossa Senhora das Neves.



Com Roberto Lira em noite magistral

Em principio, sempre que se fosse possível acessar a obra musical de Washington Espínola invariavelmente a imagem primeira absorvia seu vinculo e gosto primeiro pela guitarra. Esta paixão o fez dependente da musicalidade solista profunda, dos acordes universais - valores absorvidos pelas grandes feras da revolução comportamental produzida por esse instrumento.
Da Paraíba, até onde a vista alcança, vejo poucos como Dedé (in memórian), Alex Madureira e Zé Filho - este ainda em plena atividade magistral - a nos inserir enquanto gente artística no valor e gabarito internacional. Nao confudamos com Fama, que é outra coisa.

Nenhum dos três Paraíbas agora citados - enfiados na capacidade dos solos geniais - deixam a desejar em qualquer palco ou ambiente onde a guitarra se faça indispensável.

De uns tempos cá, Washington Espínola se aprofundou mais em outros estilos e línguas - certamente influenciado pelo francês em Geneve - sem negar a força dos HITS ingleses - ou da língua inglesa - produzindo canções, ao mesmo tempo se expondo como interprete ao estilo Bob Dylan neo paraibano de influencia Suíça. Eu mesmo já o vi por Genebra, Festival de Montreux...

Desse balaio só pode se extrair a multiplicidade de ritmos, a excentricidade das letras, mesmo diante de uma voz pequena, mas do tamanho de um guitarrista top, do tipo nota 10 jorrando sabedoria ritmada com a força da matriz roqueira, melhor dizendo quitarristisca.

Depois de passar dos 50 anos, Washington Espínola se expõe rejuvenescido com o fulgor de musico e compositor tão apaixonado pela musica, que nao cancelou o show um dia depois de levar sua mãe para o andar superior, posto que ela falecera na véspera de seu encontro musical com João Pessoa.

Grande Washington Pessoalmente Espínola!

PRA QUE SERVEM OS CINQUENTÕES



A genialidade de um Músico extraordinário e simples

O show de Washington no SHOPTIME - a única opção existente para público específico de música segmentada - levou ao palco mais do que Roberto Lira (e sua gaita inseparável) e o dominio do contra-baixo e bateria de alta categoria com Sérgio Galo e Chico Mino, posto que eram tantos e vários os olhares Cinquentões fissurados na apresentação.
No público de gente muito boa, sem dúvidas, havia fauna e flora para todos os gostos. Rebeldes do passado, cabeças feitas e irreverentes, intelectuais sisudos, saudosistas querendo voltar o tempo - todos sentados comportadamente - o que somente o tempo é capaz de fazer, isto é enquadrar os impulsos nos gestos comuns.

Afora Ednamay Cirilo, cujos parafusos se mantêm em sintonia pra frente e pra trás, tudo era comportadamente diferente da zueira das antigas.

Só a cabeça parecia afinada no mesmo repertório de um músico que fez tanta gente se inserir numa espécie de tunel do tempo mostrando, sobretudo agora, de que é preciso saber viver, e viver intensamente enquanto temos vida.

EM TEMPO

Devo agradecer de público a cessão das fotos por David Trindade Filho.

ÚLTIMA

"Nossos ídolos ainda são os mesmos/

e as apararências não enganam, não..."

http://15iacc.org/get-involved/call-for-young-journalists/.

http://15iacc.org/get-involved/call-for-young-journalists/.

JOVENS JORNALISTAS X BLOGUEIROS de 07 à 10 NOVEMBRO EM BRASÍLIA CONTRA A CORRUPÇÃO

http://15iacc.org/get-involved/call-for-young-journalists/.

Concurso seleciona jovens jornalistas para evento contra corrupção

A 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) está com inscrições abertas para o programa Jovens Jornalistas, que selecionará novos profissionais ou blogueiros interessados em trabalhar na equipe de cobertura da conferência contra corrupção, que acontece de 7 e 10 de novembro em Brasília (DF). Os selecionados terão a oportunidade de aprender sobre o assunto e conhecer agentes-chave no combate à corrupção.

Os jovens escolhidos irão atuar na moderação das sessões, palestras e transmissões ao vivo da IACC,CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ANTICORRUPÇÃO além de administrar as perguntas vindas de internautas do mundo todo e fazer a cobertura das sessões e oficinas e a moderação dos canais nas mídias sociais do evento (Blog, Facebook, Twitter e Youtube), com supervisão e apoio de uma equipe profissional de jornalistas.

A inscrição para o Jovens Jornalistas pode ser feita no site http://15iacc.org/get-involved/call-for-young-journalists/.

Os profissionais receberão passagem de ida e volta a Brasília, translado, acomodação por cinco noites, reembolso de custos relacionados ao visto e refeições. Além dos benefícios, os selecionados irão integrar uma rede internacional de jovens jornalistas que a IACC está montando. “Ao aliarmos a vontade dos jovens com a velocidade das mídias sociais e a prática de um jornalismo responsável estaremos contribuindo com nosso comprometimento na luta contra a corrupção”, diz Guilherme Haehling, diretor executivo da AMARRIBO BRASIL, organizadora da 15ª edição do IACC, que é promovido pela Transparência Internacional e também conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

Para participar do Jovens Jornalistas, o candidato deve ter até 35 anos, ser fluente em inglês e ter pelo menos três anos de experiência com jornalismo. Além disso, é preciso residir em um dos seguintes países: Argentina, Barbados Bolívia, Brasil, Costa Rica, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Curaçau, República Dominicana, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Porto Rico, Panamá, Paraguai, Peru, El Salvador, Trinidad e Tobago, Turcas e Caicos, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela. Os interessados deverão escrever uma dissertação em inglês (de 250 a 300 palavras) explicando porque eles gostariam de participar na unidade de mídia social da IACC, enviar o currículo em inglês e exemplos de trabalhados realizados como artigos, fotos e postagens de blog com assuntos relacionados ao que será discutido na conferência.
Sobre a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC)
A IACC é o principal fórum mundial que reúne chefes de estado, sociedade civil e os setores público e privado para enfrentar os desafios, cada vez mais sofisticados, causados pela corrupção. É realizada a cada dois anos em uma região diferente do mundo e em, em 2012, o Brasil foi escolhido para sediar o evento. A 15ª IACC é organizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Amarribo Brasil, a Transparência Internacional e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Contato
Nicole Verillo – iacc@amarribo.org.br
Informações para a imprensa
CDI Comunicação Corporativa
Claudia Santos (11) 3817-7925 – claudia@cdicom.com.br
Thiago Coletti (11) 3817-7915 – thiago@cdicom.com.br

AGÊNCIA PATRICIA GALVÃO


Mapa da Violência atualizado - Homicídio de Mulheres
14 de agosto de 2012

Cobertura da imprensa sobre os 6 anos da Leia Maria da Penha
Em destaque: balanço semestral do Ligue 180 aponta que em 70% das denúncias, agressor é o companheiro; Campanha Compromisso e Atitude une esforços do Executivo e do Judiciário no enfrentamento à violência contra as mulheres; levantamento do Ministério da Saúde mostra que número de registros de violência cresceu quase 40% com notificação obrigatória


Mapa da Violência 2012 - Atualização: Homicídio de Mulheres no Brasil
Entrando no sexto ano de vigência da Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, o governo federal e o sistema de justiça do país unem esforços para aprofundar o enfrentamento da violência contra a mulher. Para colaborar com esse compromisso, CEBELA e FLACSO divulgam uma atualização do Mapa da Violência 2012: Homicídio de Mulheres no Brasil, incorporando os novos dados - de homicídios e de atendimentos via SUS, que no relatório anterior eram ainda preliminares - recentemente liberados pelo Ministério da Saúde
As Olimpíadas mais femininas da história, por José Eustáquio Diniz Alves
Nota da SPM e SDH sobre a decisão do STJ acerca da presunção absoluta de violência em estupro de menor de 14 anos
Caso de morte de Alyne: Destino evitável, por Debora Diniz
Taxa de fecundidade caiu mais entre mulheres de menor renda
Conselho Federal de Medicina recomenda que partos sejam feitos em hospitais
Campanhas e pressão social em favor do aleitamento têm levado mães buscarem consultoras
Boas e más notícias no controle da Aids, editorial
Lucro e prejuízo (publicidade, crianças e consumo), por Marta Suplicy
Indicação do Conselho de Comunicação Social é retrógrada e antidemocrática
SBPC se manifesta sobre o Marco Civil da Internet

TOMA POSSE O CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL BRASILEIRO


Novos integrantes do Conselho de Comunicação Social tomam posse no dia 8 de agosto
www12.senado.gov.br


CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL É MACHISTA PÍFIO E VICIOSO

Já nos referimos nas redes sociais ORKUT, FACEBOOC, TWITTER, com críticas pela COMUNICAÇÃO como direito humano sobre a nomeação do Conselho de Comunicação Social pelo Senado/Congresso Nacional . ¨Pois que os ânimos estão longe de se acalmar, mesmo depois da posse, que se deu na quarta-feira, 08 /08/2012. A deputada Luíza Erundina (PSB-SP),Presidente da FRENTECON – Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular, foi à tribuna, e colocou o dedo na ferida.

Além da FRENTECON e do FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação a nomeação e a posse – restritas aos de sempre com raras exceções , foram objeto de crítica, também, da Frentex-SP – Frente Paulista pelo Direito à Comunicação. e de todas nós COMUNICADORAS FEMINISTAS.

No Observatório da Comunicação, matéria assinada por Cecília Bizerra analisa o que pode estar por trás da medida, sem dúvida, autoritária e nada transparente: os impactos no novo marco civil para a internet, que anda a passos de cágado, são fáceis de projetar. Aliás, não é de se estranhar, uma vez que o Presidente do Senado , e portanto do Congresso Nacional, José de Ribamar Sarney, é latifundiário do setor, lá em terras maranhenses.

Claro que sempre alguém vai dizer que um conselho pífio é melhor que conselho algum, já que ficamos seis anos a ver navios. Ocorre que esta demanda incorpora uma luta de mais de 30 anos, foi puxada pela organização dos JORNALISTAS – SINDICATOS e FENAJ FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS e RADIALISTAS , mas não chega a lugar algum se não contar com a pressão dos movimentos sociais, a sociedade civil real.

Portanto, o tempo de baixar as armas ainda está muito longe.

Aqui a relação de integrantes do CCS - CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL O Conselho vai ser presidido por um BISPO CATÓLICO que tão bem já conhecemos o pensamento da Igreja Católica o Estado é ou não É laico!? secundado por ninguém menos que o assessor de Sarney, desde os tempos da Presidência da República.



Novos integrantes do Conselho de Comunicação Social tomou posse no dia 8 de agosto de 2012

Paola Lima

Tomam posse na próxima semana os novos integrantes do Conselho de Comunicação Social (CCS), aprovados pelo Congresso Nacional na última sessão antes do recesso parlamentar de julho. A solenidade está marcada para quarta-feira, 8 de agosto, às 14h30, na Sala de Audiências da Presidência do Senado Federal.
Composto por 13 titulares e 13 suplentes, o Conselho de Comunicação Social atua como órgão auxiliar do Congresso Nacional, conforme determina o artigo 224 da Constituição. Sua atribuição é elaborar estudos, pareceres e recomendações, entre outras solicitações dos parlamentares, sobre temas relacionados à comunicação e liberdade de expressão.
Quando consultado, o conselho opina, por exemplo, sobre a propaganda de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias, além de diversões e espetáculos públicos. Também pode avaliar a programação das emissoras de rádio e televisão, a fim de assegurar suas finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, assim como a defesa da pessoa e da família.
O conselho atua ainda de forma a promover a cultura nacional e regional e estimular a produção independente e a regionalização da produção cultural, artística e jornalística.
Outros assuntos que passam pela observação do Conselho de Comunicação Social são a propriedade, monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação social e a outorga e a renovação de concessão, permissão e autorização de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
Nova composição
Os conselheiros a tomarem posse no próximo dia 8 integram a terceira composição do Conselho de Comunicação Social, que estava desativado desde 2006. Criado pela Constituição em 1988 e regulamentado pela Lei 8.389, de 1991, o conselho só teve sua primeira composição aprovada em 2002, cerca de dez anos depois. A segunda foi aprovada em 2004.
Os integrantes do conselho são escolhidos entre representantes das empresas de comunicação (rádio, TV e imprensa escrita); um engenheiro com conhecimento de comunicação social; representantes de jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo; e cinco representantes da sociedade civil. Os nomes são sugeridos pelas entidades representativas de cada setor à Mesa do Congresso Nacional.
Cada conselheiro tem mandato de dois anos, podendo ser reconduzido por uma vez. A atuação no conselho não é remunerada. Durante o mandato, porém, os integrantes ganham estabilidade em seus empregos. De acordo com o Regimento Comum do Congresso Nacional, o conselho deve se reunir, de forma ordinária, na primeira segunda-feira de cada mês. As despesas para seu funcionamento são custeadas pelo Senado Federal.
Presidente e vice
Na solenidade de posse, que será conduzida pelo presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, também serão eleitos presidente e vice-presidente do conselho, escolhidos dentre os cinco representantes da sociedade civil.
Veja a lista dos novos membros do Conselho de Comunicação Social:

Titulares Suplentes
Representante das empresas de rádio Walter Vieira Cenevita Daniel Pimentel Slaviero
Representante das empresas de televisão
Gilberto Carlos Leifert Márcio Novaes
Representante de empresas da imprensa escrita
Alexandre Kruel Jobim
Lourival Santos
Engenheiro com conhecimento na área de comunicação social Roberto Franco Liliana Nakonechnyj
Representante dos jornalistas
Celso Augusto Schröder Maria José Braga
Representante dos radialistas
José Catarino Nascimento Eurípedes Corrêa Conceição
Representante dos artistas
Jorge Coutinho Mário Marcelo
Representante dos profissionais de cinema e vídeo
Luiz Antonio Gerace da Rocha e Silva Pedro Pablo Lazzarini
Representante da sociedade civil
Miguel Angelo Cançado Wrana Panizzi
Representante da sociedade civil Arcebispo Dom Orani João Tempesta Pedro Rogério Couto Moreira
Representante da sociedade civil
Ronaldo Lemos Juca Ferreira
Representante da sociedade civil
João Monteiro Filho José Vitor Castel
Representante da sociedade civil
Fernando Cesar Mesquita Leonardo Petrelli
Agência Senado


(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)