quarta-feira, 28 de outubro de 2009

STATIONBRÉSIL

Estarei, estaremos lá....

Station Brésil: onde os ritmos se encontram
Festival reúne artistas franceses e brasileiros nas cidades de
João Pessoa, Recife, Brasília e São Paulo para comemorar o Ano da França no Brasil

O Station Brésil é um festival de música que une no mesmo palco artistas brasileiros e franceses. No Ano da França no Brasil, os shows têm como objetivo promover parcerias inéditas entre representantes da cultura dos dois países.

Entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, o público de João Pessoa e Recife vai conferir a atual cena musical parisiense ouvindo Bertignac, Jeanne Cherhal, Mathieu Boogaerts, Spleen e Thierry Stremler. Os artistas franceses mesclam seus repertórios e dividem o palco com grandes nomes da música popular brasileira: Banda de Pífanos, Chico César, Cibelle, Fernanda Takai, Mariana Aydar, Naná Vasconcelos, Orquestra Sanhauá, Siba e a Fuloresta, Zeca Baleiro e Zélia Duncan.

A programação prevê encontros inusitados, como o de Mathieu Boogaerts com a Orquestra Sanhauá e o das cantoras Jeanne Cherhal e Fernanda Takai, mas também leva ao Nordeste a sintonia musical de Cibelle e Spleen, única dupla que já se apresentou junta. A jam session comandada por Naná Vasconcelos também é um dos pontos altos do festival.

Matthieu Rougé, francês radicado no Brasil, produtor e idealizador do festival, e o músico, compositor e produtor musical Paulo Lepetit são os curadores musicais do projeto Station Brésil, que tem entrada gratuita. O festival também acontece em Brasília, em data e local a serem confirmados, e São Paulo, nos dias 14 e 15 de novembro, no SESC Pinheiros.

O Station Brésil é uma realização do Estudio Gaia em parceria com o IBL e conta com o apoio da Aliança Francesa, Gol, Quanta, digidesign, Funjope (João Pessoa), Fundarpe (Pernambuco), OiFM (Recife). O patrocínio é de: Cultures France, République Française, Fundo Nacional da Cultura e Ministério da Cultura do Governo Federal. http://afjoaopessoa.com.br/IMG/jpg/Clipboard03.jpg


João Pessoa (PB)

Local: Ponto de Cem Réis (Praça Vidal de Negreiros - Centro)

Dia 31/10 - início às 20h
- Renata Arruda

Dia 01/11 - início às 18h
- Banda de Pífanos + Jeanne Cherhal
- Spleen & Cibelle
- Bertignac & Zélia Duncan
- Mathieu Boogaerts & Orquestra Sanhauá

Quem é quem no Station Brésil de João Pessoa
Artistas Franceses

BERTIGNA

Considerado o padrinho da nova cena musical francesa, Louis Bertignac produziu e fez os arranjos do bem-sucedido álbum “Quelqu’un m’a dit” - de sua ex-namorada e hoje primeira-dama da França, Carla Bruni -, que vendeu mais de 2 milhões de cópias . O ex-guitarrista da banda de rock Téléphone lançou em 2005 o segundo disco da sua carreira solo: “Longtemps”. Nele, Bertignac não perde de vista suas raízes rock (de ídolos como Led Zepellin, Rolling Stones e Hendrix), mas passa também pelo folk, pela balada e pelo blues.
http://www.bertignac.com/

JEANNE CHERHAL
Premiada em 2005 como artista revelação no Victoires de la Musique (um dos principais concursos de música na França), Jeanne é uma das cantoras com melhor performance de palco da sua geração. Ela já vendeu 100 mil discos nos dez anos de uma carreira que construiu ouvindo de Björk e Tori Amos a Sonic Youth. Nos shows, destacam-se as atuações de Jeanne ao piano, tocando baixo, e seu vocal evidentemente pop. Muitas de suas letras detalham as minúcias da vida cotidiana com sensibilidade e inteligência.
http://www.myspace.com/jeannecherhal

MATHIEU BOOGAERTS
Com quinze anos de carreira, Boogaerts é um destaque na canção contemporânea francesa. Em seu novo álbum “I love you”, de 2008, o autor do hit “Ondulé” muda radicalmente e dá uma batida mais electro rock, rap e funk rock às suas composições, antes muito mais influenciadas pelo reggae. A saída de seu fiel companheiro violão, substituído por instrumentos de percussão e recursos eletrônicos, é a aposta do último trabalho do cantor. Deixando a introspecção no passado, Boogaerts quer agora provocar o ouvinte com um som inovador.
http://www.mathieuboogaerts.com/

SPLEEN
O mais novo dos artistas franceses no festival, Spleen navega entre o blues e o hip hop, cantando em inglês ou francês. No seu segundo álbum, “Comme un enfant”, de 2008, o artista compõe como uma criança, escrevendo letras com palavras simples e sentimentos profundos. Spleen fala sobre seus relacionamentos amorosos e sua paixão pela música, adaptando sua voz de acordo com os temas, combinando tons agudos e suaves. Suas melodias são relaxantes e, ao mesmo tempo, empolgantes.
http://spleenspace.artistes.universalmusic.fr/
Artistas Brasileiros

CIBELLE
Curiosa e com espírito cigano. Assim se autodefine a cantora Cibelle Cavalli, que mora em em Londres desde 2002 e tem influências tão diversas como Nina Simone, Tom Jobim e Bjork. Apesar de recusar o título de “musa da eletrobossa”, a multi-instrumentista de voz doce e suave admite a inspiração da bossa nova no seu trabalho e garante que sua música é orientada pelo seu filtro interno, que faz com que os sons que absorve em suas andanças pelo mundo saiam à sua maneira.
http://www.myspace.com/cibelleblackbird

ORQUESTRA SANHAUA
A Orquestra Sanhauá da Paraíba estreou em 2008 no cenário da música paraibana de câmara. O grupo instrumental tem uma formação de Big Band, com um repertório voltado para a música brasileira, dando ênfase à música nordestina e adotando um caráter inovador nas suas composições e arranjos. A orquestra é composta por professores de música das universidades federais da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Norte (UFRN), e da Orquestra Sinfônica da Paraíba, entre outros.

ZELIA DUNCAN
“Pré Pós Tudo Bossa Band”, de 2005, foi o trabalho autoral mais elogiado da carreira de Zélia Duncan. A turnê do disco durou quase quatro anos, paralelamente ao projeto da volta aos palcos dos Mutantes, em que Zélia era a vocalista. Este ano, a cantora lançou “Pelo Sabor do Gesto”, com parcerias com músicos da mesma geração, como Chico César, Zeca Baleiro e Moska. Dona de uma voz única, Zélia - excelente letrista e violonista - é um dos nomes mais reconhecidos dos artistas de MPB surgidos nos anos 90.
http://www2.uol.com.br/zeliaduncan/index2.html

Acompanhe a o Station Brésil pelo Twitter:
http://twitter.com/stationbresil

Mikael de la Fuente

Diretor da Aliança Franco-Brasileira de João Pessoa - Campina Grande

Av. Gen. Bento Da Gama, 396

João Pessoa - PB - 58040 090

Telefax: (83) 3222 6565

www.afjoaopessoa.com.br