sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

NATORRE

Bloco Elefante da Torre deve arrastar cerca de 3 mil foliões nesta sexta-feira em JP

Bloco Elefante da Torre deve arrastar cerca de 3 mil foliões nesta sexta-feira em JP

A Agremiação Carnavalesca Elefante da Torre desfila na noite desta sexta-feira (12) e deve levar às ruas do bairro cerca de 3 mil foliões. A concentração do bloco, que completa 14 anos de fundação, será no Bar e Restaurante da Tia, localizado na praça São Gonçalo, a partir das 18h. O bloco deve tomar as ruas da Torre a partir das 21h30, guiado pelo som do maestro Maçarico, que comandará três orquestras, entre elas a Tambaú de Frevo.

Moradores e convidados devem esbanjar alegria no trajeto pela Avenida Beira Rio. Além das orquestras, um trio elétrico deve comandar a animação do bloco, com músicas de compositores paraibanos como o maestro Viloco e Livardo Alves, que se consagrou com a marchinha de Carnaval “Eu mato, eu mato... quem pegou minha cueca pra fazer pano de prato”, que ficará imortalizada na cultura popular do Brasil.

Como é tradição no Elefante da Torre, o bloco vai homenagear duas personalidades, que se destacam por produzir e difundir a cultura do bairro. Este ano, os homenageados são o escritor, cineasta e compositor Gilvan de Brito e o cantor e compositor Júnior Targino. Os dois moradores do bairro receberão uma comenda especial pela homenagem, que será entregue pela diretoria amanhã à tarde, durante um show coletivo que deverá reunir vários artistas locais.

O show coletivo também será realizado no Bar e Restaurante da Tia e deverá se estender das 12h até às 18h, nesta sexta-feira. Na ocasião, cada convidado toca cinco músicas e passa a bola para o próximo convidado. Entre os artistas confirmados para participar do evento estão Dida Fialho, Clementino Lins, Rubinho da Paraíba, Júnior Targino, Bombinha e Roberto Gabino.

O presidente da agremiação, Flauber Santos, informou que as camisetas para o bloco Elefante da Torre serão vendidas durante o show coletivo no Bar da Tia ao preço de R$ 15. A arte estampada na camiseta é assinada elo jornalista e artista plástico Ricardo Peixoto.

História

O bloco Elefante da Torre foi fundado em 1996 e o nome da agremiação é uma homenagem ao morador Lindemberg Honorato da Silva, conhecido nas ruas do bairro pelo apelido de “elefante”. “Na Torre, os moradores costumam se tratar por apelidos e o nome do nosso bloco homenageia de um grande morador e folião, que foi batuqueiro da charanga Aristocratas do Samba por mais de 20 anos”, explicou Flauber Santos, presidente do Elefante da Torre.

À frente do bloco, um elefante gigante chama a atenção da criançada e puxa os foliões através da Beira Rio. Um boneco gigante também desfila na agremiação, numa homenagem ao senhor Vinícius Costa, ex-presidente do Clube Bandeirante da Torre, que faleceu há cerca de uma década.

E o estandarte do bloco, que cumprindo a tradição do carnaval, é trocado de 10 em 10 anos, será levado este ano pelo porta-bandeira João Santos, que também é morador do bairro.