terça-feira, 14 de setembro de 2010

FOTOGRAFIA EM PRETO E BRANCO DE CLEBER LIMA

Fotógrafo Paraibano expõem em Ouro Preto- MG

Segundo o Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica da Universidade de Brasília, existem, hoje, registros de 2.842 comunidades quilombolas espalhadas por todas as regiões do Brasil. Na Paraíba existem 31 certidões expedidas de comunidades quilombolas, sendo 02 urbanas e 29 rurais. A comunidade Negra de Paratibe tem cerca de 130 anos de formação e foi reconhecida pelo Ministério da Cultura em 11 de julho de 2006. Hoje existem 120 famílias em seu território.

A exposição fotográfica A MULTICULTURALIDADE DE PARATIBE é um registro das tradições dos Quilombolas de João Pessoa. Refere-se a um documentário de uma comunidade Urbana de famílias remanescentes de quilombolas da Paraíba. É composta por 30 fotografias em preto-e-branco de sua rotina diária.

O registro fotográfico, inédito, realizado pelo fotógrafo Cleber Lima em preto e branco, digital, é resultado da pesquisa de campo da disciplina “Tradições Populares Brasileiras” do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Paraíba no ano de 2008, sob a orientação da professora Itamira Barbosa. Nesse mesmo projeto participaram mais duas alunas do curso de Licenciatura em Teatro da UFPB.

O intuito da pesquisa foi pesquisar os meios culturais em que a comunidade vive, como por exemplo: os seus costumes, suas riquezas culturais, as danças, a capoeira e sua vida em seu meio particular.

No ano de 2009 tivemos o projeto “QUILOMBOLAS DE PARATIBE” o único suplente da Região Nordeste que, essas fotografias seriam lançadas em um livro fotográfico e direcionada a várias entidades da Paraíba. “O nosso próximo projeto é pesquisar e fazer a documentação da outra Comunidade Urbana, o Quilombo Serra do Talhado que esta localizado na Cidade de Santa Luzia, interior da Paraíba.”, diz o Fotógrafo Cleber Lima.

As 30 fotografias serão expostas na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), de 19 a 25 de setembro deste ano, dentro do Encontro Nacional dos Estudantes de Arte (ENEARTE).

Cleber Lima é estudante de Licenciatura em Teatro na UFPB, é ator, diretor de Teatro, terapeuta Comunitário e um dos melhores fotógrafos dessa geração. Começou a fotografar muito cedo. Com apenas 10 anos, como não podia comprar uma câmera fotográfica, criou um mecanismo com alguns pedaços de madeira para visualizar suas imagens no dia a dia. Fez exposição de fotografias e poesias.