sexta-feira, 6 de agosto de 2010

CINESESC

AS GREVES DE 1979 NO CINESESC NESTA SEXTA (06 AGOSTO 2010 )


A 1ª etapa da programação “Arte e Política” do CineSesc será encerrada nesta sexta-feira (06) exibindo a série de curtas As greves de 1979 que narram um importante momento da história recente do país e o anseio da população pela redemocratização do Brasil. Os filmes abordam alguns temas como: arrocho salarial, opressão das multinacionais, repressão do Estado de exceção e união da classe trabalhadora. A paralisação dos trabalhos dos metalúrgicos do ABC Paulista, região de forte concentração industrial do Sudeste brasileiro, aprofundaria as graves contradições da agonizante ditadura militar e revelaria, ao mesmo tempo, o nascimento de uma figura pública que marcou os 30 anos seguintes do cenário político do nosso país, o líder sindical e atual presidente do Brasil, Luís Inácio “Lula” da Silva.

O filme ABC Brasil (18’) é do ano de 1981 com direção de Sérgio Péo, José Carlos Asbeg e Luiz Arnaldo Campos que relata a retomada do movimento operário, liderado pelos metalúrgicos do ABC Paulista, que culminou na criação do Partido dos Trabalhadores (PT). Esse curta recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Niterói no ano de 1982.

O Greve! (37’) tem direção de João Batista de Andrade e narra os acontecimentos principais da greve dos metalúrgicos do ABC, liderada por Lula em março de 1979, são narrados ao mesmo tempo em que se procura contextualizá-los no momento político brasileiro.

O último filme da semana é o curta Greve de março (35') que também é do ano de 1979 e tem como diretor Renato Tapajós. Esse documentário aborda a primeira fase da greve dos metalúrgicos do ABC e retrata as grandes assembléias, com mais de 100 mil operários, em São Bernardo do Campo; a mobilização em vigília no Sindicato; os conflitos de rua decorrentes e a volta triunfal da diretoria, encabeçada por Lula, na grande assembléia em que a trégua entre as duas fases da greve foi proposta.

A exibição dos curtas acontecerá às 12h, no miniauditório do Sesc Centro.


Mais informações no telefone (83) 3208 3158