quinta-feira, 24 de maio de 2012

ANJO AZUL X FOLIA DE RUA X VERBA DE VITALZINHO

Senador campinenese consegue verba para a folia de João Pessoa


Repercutiu bem a iniciativa do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) de interceder junto ao ministro Pedro Novais Lima, do Turismo, visando à liberação de recursos da ordem de R$ 300 mil para serem empregados no apoio ao projeto Folia de Rua e ao bloco “Muriçocas do Miramar”. Os recursos foram objeto de emenda individual de autoria de Vitalzinho, que na última sexta-feira (18) compareceu ao gabinete do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, para formalizar o compromisso assumido pelo Ministério do Turismo no sentido de repassar a verba para os blocos carnavalescos por meio da Prefeitura da Capital. O reforço orçamentário deverá ser concretizado ainda esta semana.

O encontro do senador Vitalzinho com o prefeito Luciano Agra aconteceu um dia depois de o parlamentar peemedebista ter se reunido com o presidente do Folia de Rua, Bola Nonato, a quem mostrou o interesse de contribuir com as ações do projeto e também do “Muriçocas do Miramar” em sintonia com a Prefeitura de João Pessoa. O chefe de Gabinete, Alexandre Urquiza, foi acionado para mediar os procedimentos legais entre a Prefeitura e o Ministério do Turismo.

Falando sobre o encontro com o prefeito Luciano Agra, o senador Vitalzinho informou que teve com ele uma conversa de alto nível que selou o estabelecimento de uma relação de respeito mútuo em torno do compromisso de ambos com os interesses da sociedade pessoense.

Para a ativista cultural Ednamey Cirilo, criadora do Bloco Anjo Azul, que integra o projeto Folia de Rua, o encontro entre Vitalzinho e Luciano Agra se constituiu numa demonstração clara de civilidade e convivência entre políticos de vínculos partidários diferentes comuns em qualquer sociedade civilizada. “Em tese, não há nada de extraordinário, exceto quando se enxerga os dois lideres – o prefeito e senador – superando desavenças políticas fora de hora e reafirmando a possibilidade de que em outros processos haja também uma forma bem resolvida de relacionamento institucional, a exemplo do registrado nesta sexta-feira”, enfatizou Ednamey, e acrescentou: “Este modelo precisa ser expandido maximamente, porque hora de disputa é mais na frente”.

Para a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB), que é mãe do senador Vitalzinho, também não houve nada de extraordinário na reunião. “Todos sabem do nosso compromisso com os interesses da sociedade paraibana, e nós não poderíamos ficar de braços cruzados diante da possibilidade de o projeto Folia de Rua e também de o bloco “Muriçocas do Miramar” enfrentarem dificuldades por falta de apoio institucional, já que o Governo do Estado declarou que não teria condições de oferecer esse apoio”, ressaltou.

Conforme enfatizou, o atendimento ao pedido apresentado por Vitalzinho por parte do Ministério do Turismo é de grande importância para a cidade de João Pessoa, tendo em vista o fato de o projeto “Folia de Rua” e, especialmente, o bloco “Muriçocas do Miramar” ofereceram ao Município uma oportunidade ímpar de aumento da arrecadação. “Nos períodos que antecedem o carnaval, João Pessoa recebe milhares e milhares de turistas de várias partes do Brasil e também do exterior que são atraídos pela alegria contagiante dos blocos carnavalescos que invadem as ruas da cidade, especialmente a partir da chamada ‘Quarta-feira de Fogo’, quando o ‘Muriçocas do Miramar’ deixa a concentração da Tito Silva e segue em direção à orla marítima da Capital”, comentou.

Ela lembrou também que o “Muriçocas do Miramar” é reconhecido como o maior bloco pré-carnavalesco de arrasto do mundo, e observou que neste ano de 2011 deverá ser realizado o 25° desfile da agremiação. O primeiro desfile aconteceu no ano de 1986, quando um grupo de artistas, professores, estudantes e jornalistas saíram às ruas para comemorar o aniversário de Thiago de Lima, morador do Miramar. O nome “Muriçocas do Miramar” nasceu exatamente por conta da presença inconveniente de grande quantidade do inseto no bairro. “Para ‘driblar’ o incômodo e ao mesmo tempo movimentar a cidade, que ficava literalmente vazia nas épocas de carnaval, o bloco acabou crescendo muito mais do que imaginavam os seus criadores, e hoje não pode ser abandonado pelo poder público, que também tem sua parcela de responsabilidade no processo de desenvolvimento turístico do Município”, enfatizou.

Quanto ao projeto “Folia de Rua”, a deputada peemedebista observou: “Trata-se de uma das maiores e mais democráticas prévias carnavalescas do Brasil que reúne uma média de 40 blocos que saem às ruas dos diversos bairros da Capital paraibana para levar alegria e diversão para os moradores e também para os que visitam a cidade”.

O projeto “Folia de Rua”, que tradicionalmente acontece dez dias antes do carnaval, nasceu em 1993 com a criação de uma associação (a Associação Folia de Rua ) destinada a organizar os blocos de bairro que saiam às ruas de forma desorganizada e aleatória. A partir dessa iniciativa, criou-se um calendário com datas e horários específicos para concentração e saída de cada bloco. Hoje, cerca de meio milhão de pessoas participam das prévias pelas ruas dos bairros pessoenses embaladas por orquestras, trios, charangas, e pela tradicional ala-ursa.