sábado, 31 de julho de 2010

MÚSICA

JOÃO LINHARES.

Músico mais do que competente, o violoncelista, cantor,
compositor e violonista João Linhares parece estar num
dos melhores momentos de sua carreira. Depois de ter uma
de suas canções gravadas por Zizi Possi, no disco “Bossa”, e duas inseridas no disco “Comigo”, da cantora maranhense Rita Ribeiro, esse paraibano de sensibilidade aguçada, conquistou em São Paulo, o primeiro lugar no 1º Circuito Paulista de Festivais.

MAIS DE JOÃO LINHARES

João Linhares de Medeiros nasceu em Patos, na Paraíba e aos 15 anos entrou na escola de música da Universidade Federal da Paraíba, onde estudou violão e violoncelo. Em agosto de 1981 participou Curso de Cultura Musical com o Maestro e Compositor José Siqueira e em dezembro do mesmo ano ganhou o Iº Festival de Música Popular da ETFPB e, em maio de 1984, passou no Concurso Nacional para a Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Em julho de 1986 participou do Iº Seminário Brasileiro de Música Instrumental em Ouro Preto, Minas Gerais. Em 1988 participa do Projeto Pixinguinha abrindo o show do Pianista e Maestro Wagner Tiso e participa do Iº Festival Internacional de Música de Câmera sob a regência do Maestro Eleazar de Carvalho. Em Julho de 1990 tem obra executada na Espanha pelo violoncelista Raiff Dantas Barreto e a pianista Coloma Bonnín i Riera e, ainda no mesmo ano, escreveu a trilha sonora da peça teatral O gato malhado e a andorinha sinhá.

Em 1995 Participou da Camerata Antígua de Curitiba em tourneé nacional com o pianista Wagner Tiso e o saxofonista Paulo Moura. Tocou como músico convidado também na Orquestra Sinfônica da Bahia, na Orquestra do Teatro Artur de Azevedo em São Luís do Maranhão. Em 1997 muda-se para São Paulo e ingressa na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, como violoncelista e, posteriormente, como arranjador.

Em 2000 recebe convite para participar da banda do cantor Chico César com quem fez a tourneé mundial Mamma Mundi, tocando na Europa, Estados Unidos e Canadá. Em 2001 fica em segundo lugar na Feira Avareense de música Popular - FAMPOP e ganha o Iº Circuito Paulista de Festivais. Ainda em 2001 tem composições gravadas pela cantora Rita Ribeiro, no CD Comigo e pela cantora Zizi Possi no CD Bossa.

Em 2002 participou da banda Falamansa com quem fez tourneé mundial tocando na Europa, Estados Unidos e Japão e gravou com eles o CD Simples Mortais, que inclui duas composições da sua autoria. Em 2003 recebe convite do Maestro Roberto Sion para ser seu Regente Assistente na Orquestra Jovem Tom Jobim, em São Paulo, onde atua desde então. Em 2004 lança independente seu 2º CD Teu Beijo. Em 2005 rege como convidado a Camerata Antígua de Curitiba. Como arranjador trabalhou para artistas como Lenine, Kid Abelha, Johnny Alf, Rosa Passos, João Donato, entre outros.