quarta-feira, 16 de junho de 2010

GONZAGÃO



jornalista JACKSONIANO o paraibano do VALE DO PIANCÓ :
ANTONIO VICENTE FILHO autor junto a Fernando Moura da historiografia O REI DO RITMO editora 34.

JORNAL CORREIO DA PARAÍBA

Augusto Magalhães

O jornalista Antônio Vicente Filho recebeu do compositor paraibano Antônio Barros, o Troféu Gonzagão - edição Jackson do Pandeiro. A solenidade oficial de entrega da premiação aconteceu no último dia 25, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, em Campina Grande, mas como não pôde comparecer ao evento, o jornalista foi surpreendido na redação do CORREIO pelo compositor Antônio Barros, que fez questão de trazer pessoalmente e demonstrar sua admiração a Antônio Vicente Filho pelo trabalho que o jornalista vem realizando há mais de 30 anos em prol da divulgação da cultura nordestina.

O Troféu Gonzagão é uma realização do Projeto SESI Cultura Tradição, que anualmente é entregue a artistas, intelectuais e personalidades ligadas à cultura nordestina, sobretudo aquelas pessoas que contribuem para a divulgação e preservação da cultura do Nordeste em todos os seus aspectos, seja na música, na literatura, entre outras manifestações culturais.

Antônio Vicente Filho é autor de vasta pesquisa sobre a vida e obra de Jackson do Pandeiro, cujo trabalho resultou no livro “Jackson do Pandeiro – O Rei do Ritmo”, assinado por ele e Fernando Moura e lançado nacionalmente pela Editora 34.

“Para mim é uma honra muito grande receber esse troféu, ainda mais da forma como me foi entregue. Receber um prêmio das mãos do compositor e cantor Antônio Barros é um privilégio muito grande, afinal de contas ele um dos maiores compositores da música brasileira, tendo mais de 150 clássicos da cultura nordestina. Antônio Barros está no mesmo patamar de Humberto Teixeira e de Zé Dantas. É um compositor que tem músicas gravadas não só por cantores regionais, mas cantores de todas as tendências da música popular brasileira, como Ney Matogrosso, Elba Ramalho e Gilberto Gil”, disse.

Outro aspecto abordado pelo jornalista Antônio Vicente Filho sobre a premiação diz respeito à importância da obra de Jackson do Pandeiro. Ele lembrou que “Jackson, Luiz Gonzaga e João do Vale formam a trindade afinada da música nordestina. Qualquer artista que quiser entrar na seara da música nordestina terá que, inevitavelmente, beber na fonte de um desses três nomes ou abordar a obra dos três ao mesmo tempo. É importantíssimo o legado de Jackson do Pandeiro para a música brasileira e mundial. Basta lembrar que ele, assim como Luiz Gonzaga e João do Vale não tiveram estudo, nunca estudaram música, no entanto, criaram ritmos e fizeram composições maravilhosas”, destaca.

Para realizar o livro “Jackson do Pandeiro – O Rei do Ritmo”, Antônio Vicente Filho se debruçou sobre uma pesquisa de quase dez anos. Ele foi desde a fonte, na cidade de Alagoa Grande, na Paraíba, passando pelo Estado de Pernambuco e chegando ao Rio de Janeiro. Tudo isso para seguir os passos do músico, entrevistar pessoas que conviveram com ele e outras que simplesmente receberam a influência da sua obra. “O troféu Gonzagão no ano em que o homenageado é Jackson do Pandeiro tem um sabor especial para mim. Isso é o reconhecimento de um trabalho que durou uma década. O livro sobre Jackson do Pandeiro teve lançamento nacional é um orgulho para qualquer jornalista. Com este prêmio, fico mais estimulado a continuar esse trabalho de divulgação e memória da cultura nordestina.