quinta-feira, 29 de julho de 2010

NEGRITUDE EM FESTA NA AMÉRICA LATINA

BAMIDELÊ - ORGANIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS




25 de Julho

Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe

Dia de Teresa de Benguela e da Mulher Negra no Brasil

A Bamidelê- Organizacão de Mulheres Negras na Paraíba

Co n v i da

28/07 – Lançamento da Campanha Eletrônica: “No Censo 2010, Afirme sua negritude: Moren@, não. Eu Sou negr@!” Com apresentação de vídeo, distribuição dos materiais da campanha e show com cantora e compositora Cida Alves e as Cirandeiras de Caiana dos Crioulos.

Local: FECOMÉRCIO (Av. Des. Souto Maior, 291 – 5º andar - ao lado da Loja C&A e vizinho ao SESC – Centro/João Pessoa)

Hora: 18:30h
Parcerias: Articulação de Juventude Negra e Organização de Mulheres Negras de Caiana dos Crioulos – OMNCC
Histórico

O dia 25 de julho representa o marco internacional da luta e resistência da mulher negra da América latina e do Caribe. Nesta data, em 1992, foi realizado o I Encontro de Mulheres Afro-latino Americana e Caribenha, em Santo Domingo, na República Dominicana, onde essa data foi definida como um dia de luta das mulheres negras. Desde então muitas ONGs e o movimento de mulheres negras tem trabalhado para consolidar essa data.

Em 07 de julho de 2009, o Senado aprovou o projeto de Lei que cria o dia de Teresa de Benguela e da Mulher Negra no Brasil, como reconhecimento da luta das mulheres negras no país.

A Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na PB vem fazendo parte dessa história visibilizando, localmente, o marco histórico de luta contra o racismo e o sexismo e em 2010, realiza a XII Comemoração do Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe e a I comemoração do Dia de Teresa de Benguela e da Mulher Negra no Brasil.

Realização: Bamidelê - Organização de Mulheres Negras na Paraiba

Tel.: 3233-8233

Apoio: Ford Foundation