segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SONORA BRASIL NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO - centro histórico

Última etapa do Sonora Brasil traz o Quinteto Leão do Norte a João Pessoa

A música erudita é novamente destaque através do projeto Sonora Brasil do Sesc Paraíba, que traz a João Pessoa o Quinteto Leão do Norte em única apresentação na Igreja de São Francisco. O concerto, que mescla os sons da corda e sopros, acontece nesta segunda-feira, dia 04, a partir das 20 horas, e a entrada é gratuita.

Para interpretar as obras de Cláudio Santoro e Guerra-Peixe, homenageados na edição 2010 do projeto, o Quinteto Leão do Norte apresenta uma combinação mista de cordas e sopros. Formado especialmente para integrar o Sonora Brasil 2010, o quinteto fará uma apresentação dividida em oito momentos, alternando entre obras clássicas dos músicos homenageados através do som do clarinete, violino, viola, violoncelo e flauta.

O projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é reconhecido como o maior projeto de circulação musical do Brasil. De norte a sul do país, os concertos da edição 2010 totalizam 340 apresentações, que buscam despertar no público um olhar crítico sobre a produção e a difusão da música brasileira, além de incentivar novos hábitos de apreciação musical através de apresentações acústicas. O Sonora Brasil busca ainda busca difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não-comercial e puramente nacional. Desenvolvido pelo Sesc, o projeto em João Pessoa é realizado com o apoio do Centro Cultural São Francisco.

A cada etapa desenvolvida pelo SESC Paraíba, o público tem recebido com animação o projeto, que também ganhou destaque na imprensa pela beleza e qualidade de suas apresentações. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do telefone (83) 3208-3158, ou no setor cultural do Sesc Centro João Pessoa, que fica na Rua Desembargador Souto Maior, 281, no Centro da cidade.

Quinteto Leão do Norte

A base do grupo está nos três integrantes do Quarteto Encore, conjunto de cordas de Recife que realiza trabalhos reconhecidos pela sua qualidade. Os músicos do quinteto, apesar de jovens, possuem larga experiência como intérpretes, professores e músicos de orquestras e conjuntos de câmara.

Glauber Santos (clarinete) integra a Orquestra Sinfônica do Recife, além de ser docente na Universidade Federal da Bahia e músico convidado da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Carlos Santos (violino) já integrou a Orquestra Filarmônica do Chile, além de ter sido professor de música no país e ter formado o Quarteto de Cordas do Instituto de Música de Santiago. Atualmente é diretor assistente da Orquestra Sinfônica do Conservatório Pernambucano de Música e Diretor Artístico da Orquestra Experimental de Câmera.

Nilson Galvão Jr. (violoncelo) é mestre em performance pela Campbellsville University e em regência orquestral pela Louisville University, e trabalha na Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música. Nilzeth Galvão Santos (viola) é graduada pela UFPB e mestre pela Campbellsville University, tendo ganhado prêmios internacionais. Rogério Acioli (flauta) é formado pela UFPB, com especialização na École Nationale de Musique de Créteil (França), onde ganhou prêmios internacionais. Atualmente é professor do Conservatório Pernambucano de Música, de Centro de Educação Musical de Olina e flautista titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.