sábado, 3 de outubro de 2009

IPHAEP

Iphaep aprova tombamento do Sítio Acais


O Conselho Deliberativo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico aprovou esta semana, por unanimidade, o tombamento do Sítio Acais “solo sagrado da Jurema”, localizado no município de Alhandra.
Na área, há décadas, a cultura indígena e afro-brasileira - especialmente o ritual da jurema - vem resistindo à ação dos homens. “É a primeira vez que a Paraíba realiza um tombamento assim. É um momento histórico, com importância para todo o Brasil”, afirmou Damião Cavalcanti, diretor do Iphaep. “Neste momento, o Conpec presta homenagem às coisas mais antigas da humanidade: o espírito da religiosidade humana”.
Já o Pai Beto de Xangô, que é presidente da Federação Cultural Paraibana de Umbanda, Candomblé e Jurema, resumiu em poucas palavras o sentimento do grupo. “Não tenho muito o que falar, só que nossos antepassados agradecem este gesto e nós aproveitamos o momento para oferecer ao Iphaep um presente sagrado: uma muda de jurema preta, muito mimosa, para ser plantada no jardim”, disse o líder espiritual.
Em seguida, juremeiros e juremeiros fizeram uma louvação, com cânticos, palmas e o toque ritmado do tambor (ilú), que foi tocado por Netinho, 16 anos, há dois anos juremeiro e Filho de Pai de Santo. A cantoria terminou com uma toada de ensinamento, na qual eles questionaram a necessidade de que haja o respeito a todas as crenças religiosas e evocaram os sentimentos de paz, amor, luz e proteção.
O relator do processo, Kleber Mendonça, da Apan, explicou todo o desenrolar do processo, começando pela visita que fez ao local, acompanhado de outros dois conselheiros – Carlos Azevedo e Raglan Gondim –, onde ficou decidido que o polígono de tombamento foi demarcado pelo GPS.
O Sítio Acais está localizado a oeste do município de Alhandra, às margens da antiga estrada João Pessoa/Recife. No local, além da vegetação jurema preta, que é característica da manifestação religiosa afro-indígena, encontram-se sítios de mangueiras e jaqueiras. Possui uma casa grande, um coreto e, na parte mais alta da fazenda, a capela de São João Batista. Sua última proprietária foi Maria das Dores, neta de Maria do Acais. Atualmente, o cenário é de destruição e devastação da área, restando apenas a capela e o túmulo do mestre Fósculo.

MINcCULTURAhttp://conferenciadeculturapb.ning.com/

II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
“Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”


Diante das inúmeras solicitações apresentadas, referentes à dilatação do prazo de convocação das Conferências Municipais pelos Poderes Executivos, o Comitê Executivo Nacional da II CNC, em Reunião
Extraordinária realizada no dia 02 de outubro de 2009, presidida pela Coordenadora Geral da II CNC, Secretária Silvana Meireles, decidiu pela seguinte orientação:

As Prefeituras Municipais que não conseguiram convocar suas Conferências até o dia 30 de setembro de 2009, poderão fazê-lo, desde que mantido o prazo de realização até 31 de outubro de 2009, de forma a garantir que os municípios possam participar amplamente da II Conferência Nacional de Cultura. A orientação será divulgada na próxima semana no Blog da II CNC.

http://conferenciadeculturapb.ning.com/http://conferenciadeculturapb.ning.com/