domingo, 5 de julho de 2009

MINc

REPRESENTAÇÃO NORDESTE - MINISTÉRIO DA CULTURA

BOLETIM RRNE MINC


Sexta-feira, 19 de junho de 2009


GERAL



MINC PRESERVA ACERVOS

Os ministros da Cultura, Juca Ferreira, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, assinaram acordo de cooperação técnica que irá viabilizar o uso da tecnologia digital na preservação e difusão dos acervos de ambos os ministérios, ampliando a extensão dos programas governamentais de acesso à Cultura e à Ciência. O termo de cooperação foi assinado nesta última quarta-feira (17), durante a 6ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura (CNPC/MinC), em Brasília.Entre os programas que serão viabilizados através desta parceria está o da criação de um Banco de Conteúdos Audiovisuais, que contará com a recuperação, digitalização e difusão de filmes realizados pelo Instituto Nacional de Cinema (INCE) entre os anos 30 e 50, além da renovação dos equipamentos da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), no Rio de Janeiro.



CURTAS METRAGENS
Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para as mostras competitivas da sétima edição do Festival Santista de Curtas Metragens (Curta Santos) que acontece de 15 a 19 de setembro, em Santos, litoral paulista. Ao todo, serão treze mostras, das quais, quatro competitivas (Olhar Caiçara Universitário, Olhar Caiçara Independente, Videoclipe Caiçara e Videoclipe Brasilis). As inscrições podem ser feitas pelo site: www.curtasantos.com.br/ . A ação terá, ainda, as apresentações de longas metragens convidados; Curta Matine, elaborada para atender o público infantil; Curta Cris, voltada ao público GLBTS; além de oficinas e mesas-redondas. O Festival existe há sete anos e conta com o apoio da Lei Rouanet. Mais informações: producao@curtasantos.com.br ou (13) 9134 -5330.



MAIS 39 TÍTULOS

A Programadora Brasil (PB), programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), lançou ontem, mais 39 títulos em DVD que farão parte de seu catálogo. São 25 longas e 14 curtas-metragens que incluem títulos recentes e clássicos do cinema brasileiro. Organizadas em 25 programas, e disponíveis para aquisição aos associados do projeto, a PB disponibiliza filmes e vídeos brasileiros para cineclubes, pontos de cultura, escolas, universidades e centros culturais. Com o lançamento, o catálogo da Programadora, ação que existe desde 2007, chega aos 369 títulos, que atendem ao critério da regionalização e têm foco em diversas faixas etárias. Mais informações: www.programadorabrasil.org.br/ .


BAHIA

CERÂMICA
No dia 1º de julho, o Instituto Mauá inaugura a exposição Cerâmica da Bahia, na Galeria Cañizares - Escola de Belas Artes da UFBA. O vernissage contará com uma demonstração in loco do fazer cerâmico através da queima de Rakú, pela ceramista Irene Omuro, a partir das 17h. A abertura oficial será às 19h, com um coquetel de confraternização para os ceramistas e convidados, além da apresentação de vídeos e o lançamento do Ensaio Cerâmica Popular da Bahia: Introdução Crítica para uma Leitura Poética, do professor Dante Augusto Galeffi. A diversidade de artefatos inclui potes, panelas, moringas, figuras populares, orixás, santos e azulejos decorados. Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 18h, até 16 de julho. A Escola de Belas Artes fica na Rua Araújo Pinho, Bairro do Canela, Salvador. Mais informações: www.belasartes.ufba.br/ ou pelo telefone: (71) 3283-7915.



MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS
Neste sábado (20), os amantes do Jazz também podem apreciar o pôr-do-sol da Baía de Todos os Santos e assistir a JAM no Museu de Arte Moderna - MAM. O projeto acontece a mais de um ano, no estacionamento inferior do MAM, todos os sábados, a partir das 18h. No palco, uma banda liderada pelo músico Ivan Houl recebe os artistas para uma jam session. No repertório, o jazz internacional, standards do jazz e blues, bossa-nova e outras composições brasileiras. Os ingressos custam R$4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Neste domingo (21), às 16h, acontece mais uma edição do Pinte no MAM. Comandado pelo artista plástico Maninho de Abreu, o projeto incentiva a pintura livre e é destinado ao público de todas as idades. A entrada é franca. O museu fica na Av. Contorno, s/nº, Solar do Unhão – Salvador.

http://www.mam.ba.gov.br ou (71) 3117 6137.



CEARÁ

DANÇA
A Vila das Artes prorrogou as inscrições para o Programa de Ocupação de sua sala de dança, em Fortaleza. As propostas podem ser encaminhadas até o dia 26 de junho à secretaria da Vila (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). O Edital de seleção prorrogado e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site da Prefeitura. Podem utilizar o espaço para ensaios: companhias de dança, residências coreográficas, performers e profissionais do setor. A ação pretende democratizar a ocupação dos equipamentos públicos municipais e estimular a produção artística em dança cênica na cidade. Para saber mais acesse: www.fortaleza.ce.gov.br/ .

CINE SOBREMESA
Filmes e curtas sobre Religiosidade Nordestina estão em cartaz, sempre às quartas-feiras do mês de junho, até o dia 24, no Sobrado Dr. José Lourenço que fica na Rua Major Facundo, 154, Centro de Fortaleza. As sessões acontecem na hora do almoço, das 12h às 14h. Ao final de cada exibição, o público é convidado para um bate-papo. Os filmes apresentados no Sobrado fazem parte do Cine Sobremesa, coletivo formado através do Pontos de Corte, curso de formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes da Vila das Artes. A entrada é gratuita. Mais informações: (85) 3101-8826 ou cinesobremesa@gmail.com/.



PARAÍBA

NOVO SECRETÁRIO

Recém-empossado como presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o cantor e compositor Chico César esteve na tarde da última terça-feira (16), na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde encontrou-se com o secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Alfredo Manevy, e parlamentares da bancada da Paraíba no Congresso Nacional. Na oportunidade, além de apresentar-se na nova função, o novo Secretário pediu apoio para ações que pretende promover à frente da instituição da capital paraibana. Alfredo Manevy destacou que é compromisso do Governo Federal consolidar a Cultura como política pública e ampliar o acesso da população brasileira aos bens e serviços culturais. Manevy enfatizou que o MinC está à disposição do município para colaborar no sentido de que ações e projetos possam ser desenvolvidos. Mais informações: www.cultura.gov.br/ .



PERNAMBUCO

JANELA DE CINEMA
Estão abertas, a partir de amanhã (20), as inscrições para as mostras competitivas brasileira e internacional da 2ª edição do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife. O evento acontece de 22 à 29 de outubro de 2009. Podem concorrer filmes produzidos em qualquer formato de captação de imagem (35mm, digital, celular,..), de qualquer gênero, realizados a partir de janeiro de 2008, com duração máxima de 35 minutos. Cada realizador poderá concorrer com quantos filmes desejar. O prazo para inscrições segue até 1º de agosto para filmes estrangeiros e até 10 de agosto para filmes brasileiros.O Festival Janela Internacional de Cinema do Recife é uma realização da CinemaScópio Produções Cinematográficas e Artísticas e tem o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Inscrições e outras informações: www.janeladecinema.com.br/.


II CONCURSO MÁRIO PEDROSA
A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, por meio da Coordenação-Geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural- CGCADIF, realiza o II Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporâneas. Constitui objeto do concurso a seleção em âmbito nacional de três ensaios, resultado de pesquisa inédita e original, elaborados desde disciplinas e pontos de vistas variados que versem sobre Arte e Mundo após a crise das utopias, tema escolhido nesta 2ª edição. As inscrições para o concurso são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 10 de junho a 18 de setembro de 2009, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no endereço: Fundação Joaquim Nabuco – Diretoria de Cultura. Rua Henrique Dias, 609, Derby – Recife-PE. CEP: 52.010-100. Outras informações: (81) 3073-6659/6660 ou acesse: www.fundaj.gov.br/.