terça-feira, 22 de março de 2011

PARAÍBA É DESTAQUE EM SETE PAGINAS NA FOLHA DE SÃO PAULO

Paraíba é destaque no Caderno de Turismo

do jornal Folha de São Paulo


O Caderno de Turismo do jornal Folha de São Paulo, edição desta quinta-feira (17), tem como destaque a Paraíba. As matérias são assinadas pela jornalista Priscila Pastre-Rossi que esteve visitando João Pessoa, Cabedelo, Conde e Bananeiras entre os dias 02 e 06 deste mês. A cobertura jornalística teve apoio logístico da PBTur, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB), Abrasel e Fecomércio.

Nas páginas do Caderno de Turismo, Priscila Pastre-Rossi relata as “dez maneiras de amar a Paraíba”; conta a história do músico Jurandy do Sax (atração na praia do pôr do Sol em Cabedelo, onde ele se apresenta tocando o Bolero de Ravel todos os dias do ano); dá dicas sobre a culinária regional e fala sobre alguns pratos criados por chefs de cozinha de restaurantes mais sofisticados. O leitor também fica sabendo que em João Pessoa existe uma obra do arquiteto Oscar Niemayer e um Centro Histórico preservado e cheio de monumentos e antigos casarões. Ela não esquece de informar que a cachaça produzida em Bananeiras é uma das mais apreciadas do país, tipo exportação.

Artes - Outra iniciativa da jornalista foi o de sugerir aos leitores do maior jornal do país, uma rota com ateliês de alguns artistas plásticos paraibanos ou aqui radicados. Ela menciona Clóvis Júnior (www.clovisjunior.com.br) e Flávio Tavares, e do pintor, escultor e ceramista pernambucano (mas paraibano de coração) Miguel dos Santos (www.migueldossantos.com.br). Este último assina a obra "A Pedra do Reino", em homenagem ao escritor paraibano Ariano Suassuna, que fica no centro de João Pessoa. “ Ligue antes para marcar sua visita”, avisa.

Cachaça paraibana – Em Bananeiras, cidade que fica no Brejo paraibano, Priscila Pastre-Rossi teve a oportunidade de conhecer alguns engenhos e experimentar alguns pratos típicos. “A cachaça paraibana já está entre as melhores do país. Um roteiro pelos engenhos é rico em sabor e história. Estando em Bananeiras, não deixe de ir ao engenho da cachaça Rainha e ao engenho da Cobiçada”.

Desde o início de janeiro, a PBTur vem investindo na chamada mídia espontânea, quando jornalistas dos principais veículos de Comunicação do país são convidados a conhecer o destino “Paraíba”. Estiveram conhecendo os principais pontos turísticos do Estados repórteres da revista Panrotas e portal UOL. Estão confirmadas visitas dos jornais O Globo (Rio de Janeiro), Correio Brasiliense (Distrito Federal) e do Estado de Minas (Minas Gerais).