segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FEIRADAMÚSICA

Feira Música Brasil 2009 divulga nomes dos 24 artistas selecionados para participar do evento

Número de inscritos, mais de 800, surpreendeu comissão julgadora, que precisou adiar em uma semana o anúncio dos escolhidos


Foi publicada hoje, no Diário Oficial da União, a lista com os 24 artistas que irão participar da Feira Música Brasil 2009, maior evento do gênero na América Latina, que se realizará em Recife, entre 9 e 13 de dezembro. Cada banda escolhida receberá cachê de R$ 4 mil, mais passagem para a capital pernambucana, estadia e a chance de dividir o palco com artistas consagrados da música brasileira, como Nação Zumbi, Sepultura e Chitãozinho & Xororó.

A comissão julgadora selecionou os seguintes artistas: A Trombonada, André Abujamra, Aurinha do Coco, Cidadão Instigado, Daniel Migliavacca, DJ Dolores, Fabiana Cozza, Fino Coletivo, Josildo Sá, Júpiter Maçã, Kassin, Macaco Bong, Marina De La Riva, Milocovik, Mundo Livre S/A, Murilo da Rós, Nauréa, Nina Becker, Osquestra Contemporânea de Olinda, Paula Morelenbaum, Samba de Rainha, Silvia Machete, Wilson das Neves e Zabé da Loca.

O júri contou com profissionais experientes e respeitados da música brasileira e internacional. Do Brasil, fizeram parte Lu Araújo, produtora e idealizadora do Festival MIMO (Mostra Internacional de Música em Olinda, um dos principais festivais de música instrumental e erudita do país); Pena Schmidt, superintendente e curador do Auditório Ibirapuera; José Teles, jornalista musical de Recife; o percussionista Naná Vasconcelos; eCarlos Eduardo Miranda, produtor musical.

Do exterior vieram o produtor e compositor vencedor de dois prêmios Grammy Russ Titelman, que já trabalhou para Eric Clapton, Steve Winwood, George Harrison, Bee Gees, Brian Wilson (Beach Boys), Allman Brothers, James Taylor, entre outros; e o inglês Richard Ogden, ex-empresário de Paul McCartney, ex-presidente da Sony Music Europa, que atualmente dirige sua própria agência de empresariamento artístico, a Richard Ogden Management (ROM).

Russ Titelman se disse surpreso com a qualidade do material que recebeu, principalmente pelos trabalhos enviados por bandas tão jovens. Para ele, é importante se basear nos sucessos do passado para construir uma carreira musical sólida, adaptando-se às mudanças do cenário musical atual.

Como jurado da Feira Música Brasil, Titelman explica que a importância desse tipo de evento é a exposição que se ganha, tanto para as bandas, quanto para os empresários. “As pessoas se sentem atraídas e interessadas no resultado, focando a música e os novos talentos. Hoje em dia muitos artistas independentes colocam suas músicas na rede para serem ‘descobertos’, mas é muito trabalhoso procurar novos talentos na Internet devido à grande quantidade de bandas que se utilizam desse recurso. Além disso, as chances de uma banda fazer sucesso apenas dessa forma são muito pequenas. Por isso é importante que haja um evento só com esse objetivo, onde produtores musicais, bandas e empresários se reúnam com um objetivo em comum”, explica o produtor.

Para Lu Araújo, os mais de 800 inscritos representam bem o que é a música brasileira atual: “São bandas que mapeiam o que temos de melhor na música brasileira atualmente. Tivemos um grande número de cantoras, muitos artistas de MPB, rock, música regional. É a prova da força e da diversidade musical do país.”

Vinte e quatro candidatos foram classificados no concurso, de um universo de mais de 800 inscritos. Além de um cachê de R$ 4 mil, os selecionados receberão passagem, estadia e dividirão o palco com artistas renomados. Confira os contemplados:

A Trombonada
André Abujamra
Aurinha do Coco
Banda Naurea
Cidadão Instigado
Daniel Migliavacca
DJ Dolores
Fabiana Cozza
Fino Coletivo
Josildo Sá
Jupiter Maçã
Kassin
Macaco Bong
Marina de la Riva
Milocovik
Mundo Livre S/A
Murillo Da Rós
Nina Becker
Orquestra Contemporânea de Olinda
Paula Morelenbaum
Samba de Rainha
Silvia Machete
Wilson das Neves
Zabé da Loca

Além das apresentações desses 24 artistas, a programação inclui os seguintes shows:
09/12
Móveis Coloniais de Acaju;
Nação Zumbi e Convidados (gravação do DVD ao vivo de comemoração pelo aniversário de 15 anos do lançamento do álbum “Da Lama ao Caos”);


10/12
Sepultura


11/12
A confirmar

12/12
Chitãozinho & Xororó + Fresno

13/12
Duo Gisbranco
Homenagem a Luiz Gonzaga com banda formada por artistas convidados


A Feira Música Brasil 2009 é patrocinada pela Petrobras e organizada pela Funarte/MinC, Secretaria de Políticas Culturais/MinC, Secretaria de Cultura da Cidade de Recife, FUNDARPE/PE, em parceria com um conselho formado pelas entidades: Associação Brasileira dos Empresários Artísticos (Abeart), Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Associação Brasileira dos Produtores de Disco (ABPD), Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Associação Brasileira dos Editores de Música (ABEM), Associação Brasileira de Editoras Reunidas (ABER), Associação Brasileira das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) e o Fórum Nacional da Música (FNM).