quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

FOLIAECONOMIA

FOLIA DE RUA EM BUSCA DA ECONOMIA DA CULTURA
Calina Bispo
Repórter
11/02/09





Os festejos de Momo são considerados os maiores espetáculos populares do Brasil. Em João Pessoa, a tradição se confirma sempre duas semanas antes do carnaval, na prévia carnavalesca que chamamos de Folia de Rua, com inicio nesta sexta-feira (13), seguindo até o dia 21, quando começa o carnaval propriamente dito. (Ver no Box ao lado toda a programação deste final de semana).

De acordo com Clóvis Junior, este ano o Folia de Rua contará com 40 trios elétricos, sendo que nesta sexta-feira (13) a programação dos cinco blocos que abrem o evento será animada, como tradicionalmente acontece, por orquestras de frevo no chão, ou seja, os chamados blocos de arrasto.

A expectativa para a noite de abertura é de mais de 50 mil foliões, que se dividirão entre os blocos Folia Cidadã, Anjo Azul, Picolé de Manga, Pingüim, e Confete e Serpentina.

Durante nove dias diversos bairros de João Pessoa serão ocupados pelos foliões, que se dividem entre os 31 blocos filiados e os 40 blocos convidados do Folia de Rua. Isso representa, de acordo com números fornecidos por Clóvis Junior - presidente da Associação que coordena e administra o evento, mais de um milhão de pessoas estarão acompanhando as prévias carnavalescas na capital paraibana.

Esses números também significam um incremento de mais de 72 milhões de reais na economia da cidade (fonte: Diagnóstico das oportunidades de negócios das agremiações no Folia de rua e Perfil do turista – SEBRAE PB - 2008).

"A realização do Folia de Rua não é só um movimento sócio cultural, mas também econômico, pois com a sua realização há um impacto na economia de João Pessoa". Quem chama atenção para este fato é Maria Luiza Duarte de Melo, representante do SEBRAE PB.

Estes indicadores econômicos do Folia de Rua, reafirmam a importância não só da manutenção do significado de um movimento cultural popular como também o incremento na circulação da economia, gerando renda e ocupação nas atividades que direta ou indiretamente atuam nos blocos e nos foliões.

“O Folia de Rua poderá ser bem mais aproveitado e considerado um empreendimento comercial na Economia da Cultura, se olhado com outros olhos, a exemplo de Olinda - experiência vizinha que todos conhecem”, observa Maria Luiza.

“Ainda não temos informações com relação ao comercio mas sabemos que o comercio informal é quem mais aproveita, com a venda de bebida e de churrasquinho. Neste ano, a pesquisa vai envolver os ambulantes e os informais para temos uma idéia do giro do dinheiro neste período”, completa a coordenadora.

Em relação ao expressivo e crescente número de pessoas que acompanham o Folia de Rua, são em sua maioria moradores da grande João Pessoa, assim como turistas de outras cidades da própria Paraíba.

O Diretor Institucional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH - Paraíba) e vice-presidente do João Pessoa Convention Bureau, José Inácio Pereira Júnior observa que apesar de ser um evento grande, os turistas representam uma pequena porcentagem do público total.

"Apesar de apresentar um forte potencial turístico, o Folia de Rua ainda é praticamente desconhecido do turista brasileiro", afirma Pereira Junior. "Essa festa acaba sendo uma festa do povo de João Pessoa apenas para o povo de João Pessoa, devido ao grande déficit de divulgação em nível nacional do evento, que não tem um investimento expressivo por parte do Poder Público local", analisa.

A pesquisa realizada pelo Sebrae acaba confirmando o diagnóstico feito pelo diretor da ABIH. Segundo dados do relatório, apenas 47% dos entrevistados durante o Folia de Rua 2008 vieram a João Pessoa por causa do evento. Verifica-se também que os paraibanos foram os mais motivados a vir a João Pessoa por causa da Folia de Rua, com 54,5%.

“Realmente o turista que participa do Folia é do Estado. Concordo com Pereira Junior quanto a falta de divulgação. Não é divulgado que o Folia de Rua é a maior prévia carnavalesca do Brasil”, observa a coordenadora da pesquisa.

E continua. “Não vejo nenhuma TV com matéria a nível nacional destacando o nosso carnaval rico em manifestação popular. É um movimento da comunidade com uma Associação como coordenadora dos blocos, pois é muito importante para a população ter essa iniciativa, afinal é do povo, sem corda nem abadás”, conclui Maria Luiza.


De acordo com o presidente da Associação o projeto para 2009 foi orçado em pouco mais de 783 mil reais. Mas as vésperas de se começar a maior prévia carnavalesca do Brasil, Clóvis Junior diz que apenas 22% desse valor total do projeto está garantido.

"Infelizmente só conseguimos captar pouco mais de 177 mil reais, o que acaba prejudicando bastante a festa", diz o presidente. "Mas é certo que o Folia de Rua acontecerá como todos os anos, não com a estrutura que pensamos mas com uma estrutura que garanta a festa dos foliões", enfatiza.


Programação Folia de Rua

Sexta-feira (13)
19h Folia Cidadã, no Porto do Capim
19h Anjo Azul Beco, ao lado da Faculdade de Direito
19h Picolé de Manga, no Posto Tropicana
20h Pingüim, no Pavilhão do Chá
20h Confete e Serpentina, em frente à Basílica NS Neves

Sábado (14)
16h Bloco dos Atletas, na Via Folia- Avenida Ep. Pessoa
19h Tambiá Folia, na Av.Tancredo Neves
20h Dxmantelados, em frente ao colégio .José Lins do Rego, no Cristo
21h Virgens, em frente ao Col. Luis Ramalho, em Mangabeira
21h Piabas, na rua R. Osório Paes, em Tambaú
19h Bloco do Castelo, na entrada principal da UFPB
17h Amoringa dos Rosa Lima dos Santos, nos Bancários
17h Agitada Gang, na Via Folia- Avenida Ep. Pessoa
18h Eternamente Flamengo, em frente à Caixa D´agua dos Funcionários II

Domingo (15)
12h Viúvas da Torre, na Av.Carneiro da Cunha
16h Virgens de Tambaú- na Via Folia, na Avenida Ep. Pessoa
15h Imprensados, na Praia do Cabo Branco


SAIBA MAIS
Diagnóstico das Oportunidades de Negócios das Agremiações no Folia de Rua e Perfil do Turista – Sebrae Pb - 2008

A pesquisa tem por objetivo compreender o perfil dos turistas presentes no Folia de Rua. Descobre a origem e o grau de satisfação dele em relação aos serviços oferecidos. Analisa o volume de investimento dos grupos participantes, assim como o retorno desse investimento. Identifica ainda as formas e postos de trabalho criados durante a festa, a geração de renda e o envolvimento das pessoas da comunidade (bairro/ território) com o evento, a fim de nortear o planejamento e a gestão da administração do Folia de Rua no futuro.