terça-feira, 10 de agosto de 2010

QUINTETO LATINO AMERICANO DE SOPROS

Depois de percorrer algumas cidades do país, a turnê do projeto Sonora Brasil traz o Quinteto Latino-Americano de Sopros da Paraíba para uma única apresentação em João Pessoa, no dia 15 de agosto, às 20h, na Igreja de São Francisco. Na Paraíba além da capital João Pessoa será realizada uma apresentação na cidade de Campina Grande, no auditório do Departamento de Arte Mídia da Universidade Federal de Campina Grande, às 18h, no dia 16 de agosto.

O Projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio – Sesc, em parceria com os Regionais da instituição e objetiva desenvolver programações identificadas com desenvolvimento histórico da música no Brasil, projetando no tempo a tradição escrita e oral. Em mais de dez anos o Sonora vem trabalhando na formação de ouvintes com apresentações estruturadas especialmente para o projeto. O Sesc vem promovendo o acesso da população brasileira a uma produção musical ampla e diversificada, através de apresentações de caráter essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

A turnê desta 13ª edição do projeto homenageia a Música Brasileira do Século XX, através da obra de Cláudio Santoro e Guerra-Peixe. Esses dois compositores homenageados cumpriram um importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil. O Movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter estudou e difundiu o dodecafonismo, técnica de composição que naquela época representava a vanguarda musical na Europa.

O Concerto do Quinteto Latino-Americano de Sopros já visitou Brasília, Goiânia, Palmas, Manaus, Terezina, Salvador, Recife entre outras capitais e demais cidades. O concerto ainda percorrerá 10 cidades, sendo a última, Passo Fundo – RS, no dia 10 de outubro.

O Quinteto Latino Americano de Sopros

Formado por professores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. Sua formação atual tem Renan Rezende (flauta), João Johnson dos anjos (oboé), Carlos Rieiro (Clarinete), Heleno Feitosa, O Costinha (fagote), e Cisneiro Andrade (trompa). O grupo além de participações em diversos festivais, como o Sonora, já participou da gravação de Cd’s de compositores como Sivuca e Leandro de Carvalho. Isso mostra que o Quinteto vem sendo apreciado pelos músicos e críticos da música.