quinta-feira, 5 de novembro de 2009

www.jackson.tratonacultura.com.br .

ESQUENTAI VOSSOS PANDEIROS JACKSONIANOS



O projeto “Esquentai Vossos Pandeiros Jacksonianos” continua de vento em popa nas cidades de João Pessoa e Alagoa Grande. Contemplado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Lei Augusto dos Anjos (FIC) 2008, a iniciativa promove desde o mês de setembro oficinas de Pandeiro (Ely Porto), Montagem Teatral (Netto Ribeiro) e Artes Plásticas (Dulce Abstrato).



A realização é da Associação Cultural e Recreativa Anjo Azul juntamente com a TRATO Assessoria e Produção Cultural, com apoio do Governo Municipal de Alagoa Grande. Cerca de 80 pessoas estão sendo beneficiadas com as oficinas que terminam no final do mês de novembro. Para acompanhar o projeto os interessados podem acessar o link: www.jackson.tratonacultura.com.br .



O projeto será encerrado com uma grande festa em duas etapas, primeiro em Alagoa Grande e posteriormente em João Pessoa, onde serão apresentados os resultados dos três meses de oficinas, além da realização de uma palestra sobre o mestre do ritmo


OUTRAS INFORMAÇÕES

TRATO Assessoria e Produção Cultural

Av. Nego, 200, sala 108, Tambaú (Ed. Esquina 200),

CEP. 58039-100, João Pessoa / PB

83 – 3512 6799 / 8710 3334

Contato: Calina Bispo

calinabispo.TRATO@gmail.com

MST

Caiu à farsa da Globo sobre o conflito com o MST



Desde o início, a história estava mal contada. Um novo conflito agrário no interior do Pará, em que profissionais do jornalismo teriam sido usados como escudo humano pelo MST e mantidos em cárcere privado pelo movimento, em uma propriedade rural, cujo dono dificilmente tinha seu nome revelado. Quem conhecia e acompanhava um pouco da história desse conflito sabia que isso se tratava de uma farsa. A população, por sua vez, apesar de aceitar a criminalização do MST pela mídia e criticar a ação do movimento, via que a história estava mal contada.
As perguntas principais eram: Como o cinegrafista, utilizado como escudo humano - considero aqui a expressão em seu real sentido e significados -, teria conseguido filmar todas as imagens? Como aconteceu essa troca de tiros, se as imagens mostravam apenas os "capangas" de Daniel Dantas atirando? Como as equipes de reportagem tiveram acesso à fazenda se a via principal estava bloqueada pelo MST? Por que o nome de Daniel Dantas dificilmente era citado como dono da fazenda e por que as matérias não faziam uma associação entre o proprietário da fazenda e suas rapinagens?
Para completar, o que não explicavam e escondiam da população: as equipes de reportagem foram para a fazenda a convite dos proprietários e com alguns custos bancados - inclusive tendo sido transportados em uma aeronave de Daniel Dantas - como se fossem fazer aquelas típicas matérias recomendadas, tão comum em revistas de turismo, decoração, moda e Cia (isso sem falar na Veja e congêneres).
Além disso, por que a mídia considerava cárcere privado o bloqueio de uma via? E por que o bloqueio dessa via não foi impedimento para a entrada dos jornalistas e agora teria passado a ser para a saída dos mesmos? Quer dizer então que, quando bloqueamos uma via em protesto, estamos colocando em cárcere privado, os milhares de transeuntes que teriam que passar pela mesma e que ficam horas nos engarrafamentos que causamos com nossos legítimos protestos?
Pois bem, as dúvidas eram muitas. Não apenas para quem tem contato com a militância social, mas para a população em geral, que embora alguns concordassem nas críticas da mídia ao MST, viam que a história estava mal contada. Agora, porém, essa história mal contada começa a ruir e a farsa começa a aparecer.
Na tarde de ontem, o repórter da TV Liberal, afiliada da TV Globo, Victor Haor, depôs ao delegado de Polícia de Interior do Estado do Pará. Em seu depoimento, negou que os profissionais do jornalismo tenham sido usados como escudo humano pelos sem-terra, bem como desmentiu a versão - propagada pela Liberal, Globo e Cia. - de que teriam ficado em cárcere privado.
Está de parabéns o repórter - um trabalhador que foi obrigado a cumprir uma pauta recomendada, mas que não aceitou mais compactuar com essa farsa. Talvez tenha lhe voltado à mente o horror presenciado pela repórter Marisa Romão, que em 1996 foi testemunha ocular do Massacre de Eldorado dos Carajás e não aceitou participar da farsa montada pelos latifundiários e por Almir Gabriel, vivendo desde então sob ameaças de morte.
A consciência deve ter pesado, ou o peso de um falso testemunho deva ter influenciado. O certo é que Haor não aceitou participar até o fim de uma pauta encomendada, tal quais os milhares de crimes que são encomendados no interior do Pará. Uma pauta que mostra a pistolagem eletrônica praticada por alguns veículos de comunicação e que temos o dever de denunciar.

Max Costa
Sec. Geral do PSOL/Belém