sexta-feira, 8 de maio de 2009

ESCOLA

ESCOLA SEM HOMOFOBIA

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (ABGLT), através de exitosas ações de advocacy junto ao Congresso Nacional, teve aprovada no final de 2007 uma Emenda Parlamentar que que aportou recursos para financiar um projeto que focalizasse a promoção de ambientes políticos e sociais favoráveis à garantia dos direitos humanos e da respeitabilidade das orientações sexuais e identidade de gênero no âmbito do ensino público fundamental e médio escolar brasileiro. Assim, o projeto “Escola Sem Homofobia”, concebido e implementado de modo colaborativo entre a ABGLT, a Associação Pathfinder do Brasil, a Reprolatina - Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva e a ECOS - Comunicação em Sexualidade e com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Eduicação, tem como finalidade apoiar a implementação das ações preconizadas para a área de educação no Programa “Brasil sem Homofobia”.

Dentre as atividades previstas pelo Projeto para o corrente ano de 2009 está a realização de seis Encontros Regionais a serem implementados em Curitiba, São Paulo, Brasília, Belém e Salvador durante o período Março – Maio de 2009. Esse encontros têm como objetivo facilitar a discussão aprofundada e qualificada acerca da homofobia, lesbofobia e transfobia nas escolas públicas do ensino fundamental e médio, visando a definição de recomendações para promoção do reconhecimento da diversidade sexual e enfrentamento da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

Cada unidade federativa participará dos Encontros Regionais através de sete representantes: três do movimento LGBT local, envolvidos diretamente com a temática da educação no seu trabalho ou ativismo, sendo uma lésbica, um gay e uma travesti e quatro representando insitutições públicas e de ensino superior, como a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria Municipal de Educação (da cidade onde acontecerá o encontro regional), o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE-GGE), a Secretaria Especial de Direitos Humanos, a UNDIME e instituições acadêmicas.

Assim, vimos solicitar a sua colaboração na identificação de nomes de membros do movimento LGBT do seu estado - lembrando que necessariamente deverão ser identificados lésbicas, gays e travestis - que poderiam colaborar ativamente nas discussões e encaminhamentos desses encontros. Para tal, anexamos um formulário de cadastramento para os potenciais participantes, que deverá ser encaminhado para o Coordenador Local do Projeto Paulo Costa, no endereço eletrônico paulogaac@hotmail. com, até o dia 05 de maio de 2009. Encontre também em anexo a agenda preliminar dos encontros. O Grupo de Trabalho do Projeto Escola sem Homofobia, após a avaliação dos vários formulários recebidos, selecionará os três candidatos que representarão o seu estado, através de critérios relacionados à experiência e trabalho na área de combate à homofobia nas escolas. O Projeto irá priorizar a participação paritária de lésbicas, gays, travestis e transexuais. Aproveitamos ainda para informar que os custos de transporte, alimentação e hospedagem serão cobertos pelo Projeto.

Agradecemos a sua colaboração na implementação deste importante Projeto.

www.naohomofobia.com.br


www.abglt.org.br




.