terça-feira, 1 de novembro de 2011

JULIANA STEINBACH x ORQUESTRA SINFÔNICA DA PARAÍBA


A Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) apresenta, nesta quinta-feira 03 de novembro em concerto oficial da temporada 2011, a Solista franco brasileira Juliana Steinbach nascida na paraíba, radicada na frança, ela será regida pelo maestro João Linhares músico e diretor de nossa Orquestra Sinfônica, única apresentação no Cine Bangüe do Espaço Cultural José Lins do Rêgo.


O programa trará composições de dois russos: na abertura, a solista executará a peça “Piano Concerto Nº 2 op. 18 in C Maior”, de Sergei Rachmaninoff. Em seguida, a orquestra executará a suíte sinfônica “Scheherazade”, de Nikolay Rimsky-Korsakov.

Juliana Steinbach vem a João Pessoa pela segunda vez,anteriormente se apresentou em recital de piano no auditório Gerardo Parente, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB),em 2008.

Logo cedo começou os estudos musicais no Conservatório de Lyon ( frança) com a pianista americana Christine Paraschos, frequentou o Conservatório National Superior de Paris onde foi apresentada aos diversos concertos e festivais europeus, em recitais e música de câmara ganhadoras de vários prêmios, 2007 obteve o Graduate Diploma da Juilliard School de New York.

Juliana tocou com a orquestra Philharmonique de Nice, a Symphonique et Lyrique de Paris, o Rundfunk Blasorchester de Leipzig, a Symphonique Mav de Budapest e a Symphonique de Israël, entre outras grandes orquestras.

Além de Paris, se apresentou no Museum de Tel-Aviv, no Lincoln Center de New York, Rozsa Center de Calgary, no Brasil na Sala Cecília Meireles do Rio de Janeiro, no Teatro Colón de Buenos Aires entre várias cidades da Asia.

Lançou o disco “Tableaux” pelo selo franco-brasileiro Paraty em 2010, com obras de Debussy e de Mussorgsky. Sua discografia também compreende albuns de música de câmara, produzidos entre 2001 e 2009 na França e na Alemanha. Em 2012 estão previstos dois lançamentos: um recital de Debussy, que faz parte de uma integral publicada pelo selo alemão Genuin Classics, e o primeiro disco com o Trio Talweg, pelo selo francês Fondamenta.

João Linhares – Compositor, arranjador, regente e multi-instrumentista, João Linhares nasceu em Patos, na Paraíba. Começou seus estudos musicais aos 8 anos de idade, com a mãe, Celerinda Linhares. Em 1978, entrou no curso de extensão da UFPB e estudou violão com o professor Djalma Marques.

Em 1980, já na UFPB, estudou violoncelo, fez curso de apreciação musical e estudou harmonia com os professores J. A. Kaplan, Clóvis Pereira e Ian Guest. Participou e venceu diversos festivais de música, na Paraíba e em outros estados.

Tem canções gravadas pelas cantoras Zizi Possi e Rita Ribeiro e fez arranjos para Lenine, Rosa Passos, Johnny Alf, João Donato, Flavio Venturini, Joyce e Kid Abelha, entre outros. Estudou regência com o maestro Eleazar de Carvalho. Regeu como convidado a orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo no Memorial da América Latina em concerto comemorativo aos 70 anos do maestro Cyro Pereira. Regeu também como convidado a CamerataAntigua de Curitiba. Trabalha como arranjador e diretor musical desde 1985 e já fez parte de grupos de Jazz, Tango, Choro e Orquestras de Frevo.

Foi regente assistente da Orquestra Tom Jobim em São Paulo durante cinco anos. Tocou violão, violoncelo, guitarra e cavaquinho com Chico César na tournée “Mama Mundi” no Brasil, Europa, Estados Unidos e Canadá, tocou também com a Banda Falamansa no Brasil, EUA e Japão.

Já compôs trilhas para teatro, vídeo e balé e, entre mais de 200 composições, destacam-se o “Concertino para Flauta e Cordas” e “A Lenda do Carneiro Encantado”. Atualmente é regente titular da OSPB.

Repertório do concerto

- Sergei Rachmaninoff

Piano concerto Nº 2 in C maior

- Nikolay Rimsky – Korsakov

Scheherazade

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Data: 3/11

Hora: 21h

Local: Cine Bangüê

Entrada: franca.

fonte SECULT - PB.

contato anjoazuldobeco@gmail.com
www.meukotidianomulticultural.blogspot.com

Nenhum comentário :