domingo, 13 de junho de 2010

OFICINAS

Oficina de Produção Cultural Independente no Espaço Mundi

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Produção Cultural Independente, que será ministrada pelo produtor Gerson Abrantes, apartir do dia 14 de junho, nas dependências do Espaço Mundo (Varadouro, centro histórico de João Pessoa). A iniciativa recebe o apoio do Coletivo Mundo e faz parte da seleção de oficineiros culturais para o projeto “Oficinas Culturais nos Bairros” da FUNJOPE (Prefeitura Municipal de João Pessoa), que promoverá 70 oficinas para bairros da capital, em diversos equipamentos da cidade, como Centros da Juventude, Centros Comunitários, Associações e Coletivos Culturais.

A oficina irá descrever e apresentar as partes que compõem o mercado cultural e o trabalho de um produtor independente e polivalente, bem como as áreas em que o profissional pode atuar, estimulando a rede de contatos e a ajuda mútua profissional entre quem trabalha na área em detrimento da simples prestação de favores entre amigos. Será focada no setor da música, predominantemente, não excluindo a participação dos outros setores da área cultural. Mostrará os conceitos mais atuais do que é discutido no âmbito cultural, levando ao debate pontos sobre a cadeia produtiva independente do mercado da música e um novo modelo mais básico e enxuto de como produzir um evento cultural. Circunda também as causas e os benefícios da profissionalização do setor cultural e da importância de produzir eventos com todos os conceitos artísticos e culturais bem fechados e amarrados (design das peças publicitárias, decoração do ambiente, estilo do evento em relação aos artistas que nele se apresentarão, etc.).

Para o oficineiro, “mais do que uma troca de conhecimentos, a oficina que será ministrada no Espaço Mundo abrirá possibilidades de encontros entre quem já trabalha na área cultural há algum tempo (Varadouro como pólo cultural da cidade) e de discussão crítica acerca do cenário independente local. Será um âmbito de maior entendimento e diálogo entre produtores de diversos lugares da cidade acerca do mercado local e da profissionalização dessa atividade, por isso, é interessante a colaboração dos que já atuam no Varadouro e também dos produtores de outros locais, que desejem se articular com um dos maiores pólos culturais de nossa cidade”.

http://coletivomundo.com.br/imagens/flyers/100614-oficinaproducaogerson.jpg

O programa da oficina é:

1. Mercado Cultural (9h)

1.1 – Alguns dados sobre o mercado cultural brasileiro nos últimos anos;

1.2 – Mercado Independente Brasileiro de Música;

1.3 – Rede Fora do Eixo, ABRAFIN e os Coletivos Culturais;

1.4 – Panorama Local (debate)

2. O Que é Produção Cultural (6h)

2.1 – Produtor Cultural;

2.2 – Créditos ao trabalho de produtor cultural;

2.3 – Independência Interdependente;

2.4 – Papel da Produção em Música (Produção do Artista);

3. Os Exigentes do Mercado Cultural (6h)

3.1 – Exigentes externos ou fontes de financiamento da cultura: governo e

iniciativa privada;

3.2 – Exigentes internos: artistas, público, mídia, outros produtores,

profissionais da cultura (cadeia produtiva);

4. Produzindo um Evento Cultural (18h)

4.1 – Idéia, primeiros contatos e conceito do evento;

4.2 – Elaborando um projeto e um cronograma;

4.3 – Captação de Recursos / Marketing Cultural;

4.4 – Assessoria de Imprensa;

4.5 – Pré-produção;

4.5 – Produção e Dia “D”;

4.6 – Pós-Produção;

5. Laboratório (6h)

5.1 – Definição de programação;

5.2 – Definição de equipe;

5.3 – Encaminhamentos;

Debates e mesas com a presença de outros produtores convidados visam levar diferentes pontos de vista e modelos de trabalho para que sejam compartilhados com os participantes.

A oficina terá uma duração de dois meses no local, com encontros as segundas e quartas, das 15h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora da oficina ou com o preenchimento da ficha, que estará disponível para download no site do Coletivo Mundo.

http://www.coletivomundo.com.br/imagens/gersonabrantes.jpeg

Sobre o oficineiro: Produtor cultural independente e músico baterista, Gerson Abrantes se envolve na área da música há seis anos (Hollywood Vice, Esquina 200, Backdoorman, Cabeça de Galo). É graduando em administração pela Universidade Federal da Paraíba e temporariamente integrou o setor financeiro do Coletivo Mundo em 2009. Hoje produz shows itinerantes de MPB, Jazz e atua na gestão de carreira de duas bandas locais.

Para inscrições e mais informações, os contatos são:
gerson.abrantes@gmail.com | (83) 8896-6021
coletivomundo@gmail.com | www.coletivomundo.com.br

Serviço:
Oficina de Produção Cultural Independente para Música (com Gerson Abrantes)
A partir de 14 de Junho, segundas e quartas, das 15h às 18h, no Espaço Mundo (Praça Antenor Navarro, Centro Histórico).
Inscrições gratuitas.

--
Rayan Lins

www.coletivomundo.com.br
www.festivalmundo.com.br
www.myspace.com/bandanublado
www.myspace.com/burromorto

Nenhum comentário :