FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
PRIMEIRO FESTIVAL DO CAJU - 2009
CONVITE
Festa da Consciência Negra 2009
Primeiro Festival do Caju.
20, 21 e 22 de Novembro de 2009.
QUILOMBO de CAIANA dos CRIOULOS - ALAGOA GRANDE, PB
CIRANDA – BANDA DE PÍFANOS – FORRÓ – OFICINAS – TEATRO ARTESANATO – CAPOEIRA - GASTRONOMIA – DANÇA – ETC.
CONTATOS:
CIDA de CAIANA: 9114 5143.
BIBIU: 9903 2392 - 9146 4453.
NOS CONFIRME SUA PRESENÇA.
Estejam todos convidados
Reconhecida como um dos 13 legítimos quilombos brasileiros, a comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos, localizada no município de Alagoa Grande está morrendo com o esquecimento e pela limitação da expansão territorial.Atualmente formada por 128 famílias, o que corresponde a aproximadamente 562 pessoas, a comunidade de Caiana dos Crioulos está cercada por propriedades particulares, assentamentos rurais e terras já tituladas pelo Incra. Essa limitação territorial inibiu o crescimento da população local que, por não haver terras para expandir o cultivo, encontrou na migração uma alternativa econômica para sobrevivência e para o “sonho” da melhoria de vida.
De aparência exótica, aroma agradável e sabor singular, o caju é uma fruta perfeita para colorir, perfumar e enriquecer pratos da culinária tropical. A referência sensorial e nutricional da amêndoa e da polpa suculenta faz da fruta um das mais nutritivas e de maior potencial para a exploração sustentada no país.A castanha é rica em proteínas, ácidos graxos e essenciais, vitaminas B1, B2, niacina, fósforo e ferro. Já o pedúnculo fornece vitamina C, A e B, sais minerais e ferro. Além do potencial vitamínico, outros compostos conferem valor antioxidante à polpa da fruta. Essa propriedade biológica é associada à prevenção de doenças crônico-degenerativas, como problemas cardiovasculares, câncer e diabetes.
Alunos de Curso Técnico de Turismo em Patos/PB , sob a orientação do Prof.Dorgval Macedo Filho, desenvolveram a iguaria " FONDUE SERTANEJO", que consiste em um doce de caju em creme, puxado na cachaça e servido em um fogareiro de barro ou em um aparelho de fondue, com queijo de coalho cortado em cubos a serem mergulhados neste creme antes da degustação.Uma delícia que ajudei a divulgar no Brasil. Experimente fazer e compartilhe com os amigos!
www.fiec.org.br
farm4.static.flickr.com
farm2.static.flickr.com
Linda Susan 12/11/09
Nenhum comentário :
Postar um comentário