domingo, 19 de abril de 2009

18deabril2009

O presente de Carla Freire

http://coisaseloisas-carla.blogspot.com/

Queijo de Cabra da Peste

As cebolas
As verduras
A salada



Salada de Queijo de Coalho com Cebola Roxa Caramelada ao Vinagre BalsâmicoPassos:

Uno - Caramelize a cebola cortada em cruz numa chapa e flambe com cachaça; junte vinagre balsâmico, melado de cana e tempere com sal e pimenta.
Dois - Doure o queijo de coalho e reserve aquecido.
Três - Faça uma emulsão com azeite e suco de limão cravo.
Quatro - Para a montagem , coloque por baixo o agrião e o tomatinho cereja temperado com a emulsão e disponha o queijo com a cebola caramelada por cima.
Cinque - Finalize com flor de sal e cebolinha francesa.

A doçura da cebola caramelada casou muito bem com o salgadinho do queijo de coalho. Excelente ! Queijo de cabra da peste !

A cebola roxa é rica em antocianina, flavonóide antioxidante e anti-âge, excelente para o coração; o tomate é rico em licopeno que atua na prevenção e no tratamento do câncer de próstata; o agrião rico em fibras;o queijo, rico em proteína e especialmente no aminoácido arginina, que favorece a vasodilatação; o azeite, um alimento excelente para a saúde cardiovascular;o melado de cana, rico em carboidratos simples para produção de energia.
Prato de hipocalórico( baixa caloria) mas equilibrado nutricionalmente, podendo ser uma opção de refeição ( almoço ou jantar ) ou se em pouca quantidade uma entrada.

O prato reflete bem a gastronomia contemporânea, que tem buscado a utilização de produtos de terroir, a cachaça, o queijo de coalho, o melado de cana, a cebola roxa ( terroir paraibano ) e ainda a necessidade atual do gourmand em qualidade nutricional e funcional da alimentação, agregando valor ao prato. A gastronomia contemporânea tem valorizado a produção de alimentos, a cultura ,os usos e costumes e as tradições brasileiras e desta forma fortalece o turismo gastronômico.

2 comentários :

Carla Freire disse...

Espero que faças,comas e te lambuzes
Beijos de Cabra da Peste

Elizabeth disse...

êta receita boa !!!