terça-feira, 31 de julho de 2012
artigo do companheiro Walter Santos sobre o resultado das eleições na UFPB - Universidade Federal da Paraíba 2012.
SEGUNDA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2012
¨NA UFPB, O PROBLEMA SE ACENTUA
Por Walter Santos, no WSCom
Na análise produzida na madrugada de hoje, já advertíamos: a professora Margareth Diniz corre sérios riscos de não se consolidar como dirigente máxima da UFPB porque suas estratégias, embora fortes, estão em dissonância com as regras básicas da instituição e, em face do ímpeto e da pressa, está queimando etapas que podem lhe tirar do páreo.
Expliquemos: o resultado do CONSUNI implicando em 22 a 16 votos contra a homologação da consulta de segundo turno, onde nela só houve a participação de Margareth, demonstra claramente que, se depender das instâncias superiores da UFPB, ou o processo se enquadra dentro das normas previstas – inclusive a eleição somente depois do fim da greve dos professores – ou se ela insistir na judicialização, vai perder tempo e correr riscos da lista tríplice não aceitar a consulta do mês passado.
Tem mais: quanto mais mexer com a Justiça Federal mais passa o tempo até fazer os três Conselhos definidores da Lista Tríplice até poderem ignorar a consulta porque esta só envolveu 11% da comunidade universitária, logo não tem legitimidade política nem embasamento das regras internas da instituição.
Se tudo isso é verdade, só resta uma saída para a professora Margareth. Primeiro precisa deixar de arrotar para fora da UFPB que já é Reitora, pois o CONSUNI disse que não é; segundo, se faz necessário estancar rápido o processo na Justiça Federal e, terceiro trabalhar para ver os docentes de volta ao trabalho com realização de, aí sim, uma disputa de segundo turno com a participação de, no mínimo, 70% dos professores.
Se ela não cuidar disso rápido, vai vir a reunião do CONSUNI, CONSEPE e Conselho Curador para a definição da lista tríplice e ela pode estar ao lado ou diante de quem tenha chances de emplacar no Ministério da Educação, se continuar com os erros processuais porque a Consulta é um Pacto entre direção e comunidade universitária, agora quebrado com a crise e a judicialização.
Em síntese, o Ministério pode ter uma lista diferente das pretensões da professora Margareth, mesmo ela sendo líder de parte da comunidade.
Ou ela se enquadra ou se enquadra. Não há espaços para imposições fora do âmbito das instâncias deliberativas da UFPB.
sexta-feira, 27 de julho de 2012
http://www.catolicas.org.br/noticias/conteudo.asp?cod=3583
ONU Mulheres recebe denúncias de injustiças e violações dos direitos humanos das mulheres
A Comissão sobre o Status das Mulheres (CSW para a sigla em inglês) convida indivíduos, organizações, grupos e redes a enviar observações por escrito – incluindo reclamações, recursos e petições – sobre supostas injustiças e violações dos direitos humanos das mulheres em todo o mundo. O prazo vai até a próxima quarta-feira, dia 01 de agosto de 2012.
O processo de comunicação tem como objetivo identificar as tendências emergentes na injustiça e práticas discriminatórias contra as mulheres, a fim de formular políticas públicas específicas.
A ONU Mulheres, através da sua seção de Direitos Humanos, vai receber e compilar as informações pertinentes e as respostas dos governos em um relatório confidencial que será apresentado para análise da Comissão do Status da Mulher, durante sua sessão anual (CSW57). Uma equipe de trabalho da Comissão, composta por representantes das cinco regiões, vai identificar tendências e padrões de injustiça e de práticas discriminatórias contra as mulheres. A próxima sessão anual da CSW57 acontecerá em março de 2013 em Nova Iorque.
Para mais informações sobre a apresentação de reclamações, tipos de reclamações recebidos anteriormente, processo de comunicação ou informações de contatos, visite o site:http://www.un.org/womenwatch/daw/csw/communications_procedure.html.
Seguem alguns exemplos de tipos de comunicações e de tendências e padrões identificados nos últimos anos:
• Prisões arbitrárias de mulheres;
• Assassinato e tortura de mulheres sob custódia;
• Desaparecimentos ou raptos de mulheres;
• Aplicação discriminatória das sanções contidas na legislação com base no gênero, incluindo castigo corporal e capital;
• Violação dos direitos à liberdade de expressão e de reunião dos defensores dos direitos humanos das mulheres;
• Ameaças ou pressão exercida contra as mulheres para que elas não denunciem violações ou para que retirem queixas;
• Impunidade para violações dos direitos humanos das mulheres;
• Atitudes estereotipadas em direção ao papel e às responsabilidades das mulheres;
• Violência doméstica;
• Casamentos forçados e estupro marital;
• Provas de virgindade;
• Formas contemporâneas de escravidão, incluindo o tráfico de mulheres e meninas;
• Assédio sexual a mulheres no local de trabalho;
• Práticas de emprego com base no gênero, incluindo salário desigual;
• Falta de diligência por parte dos Estados em investigar, processar e punir adequadamente aqueles que cometem atos de violência contra as mulheres;
• Discriminação contra as mulheres em matéria de imigração e nacionalidade;
• Violações dos direitos das mulheres a possuir e herdar bens;
• Discriminação contra as mulheres no acesso à ajuda humanitária internacional;
• Expulsão forçada de mulheres em situações de conflito.
Fonte: ONU Mulheres
quinta-feira, 26 de julho de 2012
¨A CONFRARIA DE MALAGRIDA¨ é sempre um grande encontro de pensadores em CULTURA, la todos somos CONFRADES & CONFREIRAS ,CRIANÇAS E MULHERS VADIAS VIOLENTADAS TODOS OS DIAS, HOMENS DISCRIMINADOS PELA HOMOFOBIA, lá ninguém é dono, nem fundador , cada um de nós temos nossa parcela dessa construção, cada um de nós somos um tijolo na certeza do valor que a ARTE representa para um POVO , sobretudo para a MEMÓRIA MALAGRIDIANA, que transcede o século XVIII no BECO DA FACULDADE DE DIREITO, lá somos IPHAN, IPHAEP,FUNESC, FUNJOPE,NAS RUAS-PB,FORA CORRUPÇÃO,MEMORIAL DE CULTURA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, SECRETARIAS DE CULTURA DE TODOS OS PODERES , API-ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DE IMPRENSA DA PARAÍBA, SINDICATO DOS JORNALISTAS DA PARAÍBA, CLUBE DO CONTO,ARTISTAS PLÁSTICOS,FOTOGRAFOS,CLEROS, ACADEMIAS...
CONFRARIA DE MALAGRIDA - 05 DE AGOSTO 2012
Movimento Anarquista formado por intelectuais, artistas , produtores culturais, advogados,arquitetos, sociedade civil organizada , habitantes e defensores do Patrimônio Histórico do ¨BECO¨ e da Memória Material e Imaterial de nossa terceira cidade mais antiga do Brasil nossa atual capital João Pessoa . CONFRARIA de MALAGRIDA foi criada inicialmente para chamar atenção do ¨descaso com o sítio Gabriel Malagrida¨, nome da Rua localizada ao lado da antiga Faculdade de Direito - UFPB onde também funcionou o Colégio dos Jesuítas no século VXIII , lá viveu o nosso mártir ex representante da Igreja Católica, Gabriel Malagrida , ele queimou na Fogueira da Santa Inquisição mas seu coração continuou batendo para espanto de seus algoses da Corte do Rei de Portugal , enquanto salvou pervertidos nordestinos e prostitutas pecadoras segundo conta a historiagrafia do APÓSTOLO E MÁRTIR DO BRASIL, viveu nos sertões brasileiro nordestino , entre a Bahia e o Maranhão ajudou nas construções dos vários Mosteiros e aqui transitou livremente pelo famoso BECO que nesse éculo XXI é da FACULDADE DIREITO, do ANJO AZUL, AS ANJINHAS e da MAY.
¨Resgatamos a memória desse Santo Homen , Jesuita da Companhia de Jesus, MALAGRIDA no cinema é vencedor do Concurso de Documentários do MINc - 1999 ,também premiado,no III Concurso para América Latina e Caribe de Pós - Produção cenematográfica, dos cineastas pesquisadores Renato Barbiere e Victor Leonardi , o filme de 1:43hs tem uma passagem no BECO com entrevista com a senhora Lucila uma das atuais profissionais do sexo, ali habitante¨.
A CONFRARIA de MALAGRIDA, ocupou vários espaços entre a sede dos blocos ANJO AZUL X AS ANJINHAS da Folia de Rua , Faculdade de Direito, Praça João Pessoa, Praça Antenor Navarro, e ganha a Academia da UFPB através dos professores de HISTÓRIA e DIREITO, COMUNICAÇÃO, SOCIOLOGIA,ARQUITETURA , LITERATURA,LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, ADULF...
Já fizemos do sábado de aleluia a noite de Malagrida , abolimos o Judas e queimamos na CONFRARIA DE MALAGRIDA toda a corrupção de políticos e magistérios do Brasil, representado por bonecos , confeccionados pela ASSOCIARTE - ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS da PARAÍBA pelas mãos de lúcia França e Dada Venceslau.
Artistas globais crucificados na Praça e Queimação de Judas ficaram no passado a FUNJOPE posteriormente encenou a mudança contemporânea ¨A PAIXÃO DE CRISTO virou AUTO DE DE DEUS encenada na Praça das Igrejas barrocas do Conjunto das Carmelitas e Palácio do Bispo, nossos artistas de cá dividem cena com a comunidade dos bairros, vestem a moda urbana de nossas ruas, festejam o socio cultural, do mais autêntico teatro de rua dos últimos anos, CRISTO, renasce na periferia, apóstolos são marginais cheira cola, drogados, Madalena é aquela jovem prostituida pela corrupção do sistema politqueiro, Maria mãe de Cristo a cidadã pobre das pobres , o autor meu genial Tarcisio Pereira.
Em 2012 ano eleitoral num país desacreditado por brasileiros e brasileiras, a CONFRARIA DE MALAGRIDA tem data agendada para o dia cinco de agosto, festa da Padroeira Nossa Senhora das Neves e aniversário da cidade, nosso encontro será na ESCADARIA DO BECO com exposições de artes plásticas, fotografias, vassouras contra a corrupção, literatura,poesia e todas as expressões estéticas, às dezesseis horas.
BECO DA FACULDADE DIREITO -caminho para a antiga rodoviaria
05/08/2012
16:00hs
CENTRO HISTÓRICO - imediações da Praça João Pessoa
em tempos de CONFRARIA MALAGRIDIANA , encontro de artistas, ativistas, intelectuais e boêmios em geral ficaremos ausentes por alguns dias,estamos correndo atrás dos artistas para fechar a programação.
descultas a todos e todas,
bjs da
May
Assinar:
Postagens
(
Atom
)