quinta-feira, 22 de abril de 2010

CINESESC

“Chamado de Deus” de José Filho será exibido no Cine Sesc


O Cine Sesc desta semana exibe filmes que representam diferentes períodos do cinema paraibano. Do dia 27 ao dia 28 de abril o Sesc exibirá desde Aruanda, uma produção do documentarista Linduarte Noronha de 1960 ao também documentário Seu Pita Social Clube, de 2006, dirigido por Thyego Lopes.

Na terça-feira (27) o documentário O Chamado de Deus (90’) de José Joffily, paraibano erradicado no Rio de Janeiro, conta à história de seis jovens vocacionados com visões diferenciadas acerca do papel da igreja. Três jovens seminaristas da igreja católica defendem a igreja tradicional e outros três jovens religiosos seguem uma linha da igreja ligada à teoria da libertação, uma vertente que discutiria política e defenderia uma igreja com participação direta na sociedade. No filme o diretor permite que os grupos assistam uns os depoimentos dos outros gerando uma certa polêmica. Instâncias e nomes importantes da Igreja Católica como a Ordem Franciscana, o movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) e Padre Marcelo Rossi também aparecem no filme. O paraibano ganhou com o filme o prêmio de melhor documentário no Festival de Brasília além de um prêmio dado pelos Bispos da Igreja Católica.

Na quarta-feira (28) os documentaristas Vlademir Carvalho e Manfredo Caldas discutem em seus filmes a luta e a exploração do povo sertanejo. O longa Uma Questão de Terra (80’) destaca a história da líder Sindical Maria Margarida Alves, que foi assassinada no interior da Paraíba. A partir dessa personagem Vlademir mostra os diversos tipos de violência e perseguições que os trabalhadores rurais sofreram no Brasil, em especial na Paraíba, na luta pela reforma Agrária. O segundo filme do dia A pedra da Riqueza(16’), mostra a partir de depoimentos dos garimpeiros da região do Vale do Sabuji no interior da Paraíba, a rudimentar forma com que os garimpos são explorados. Manfredo Caldas com o filme contrapõe as condições precárias de exploração ao produto final de grande valor, o tungstênio.

Na quinta-feira (29) uma lista de curtas encerra a semana. O marcante documentário Aruanda (22’), de Linduarte Noronha, mostra uma comunidade quilombola formada por escravos libertos do sertão paraibano, Eles trabalham no plantio do algodão e produzem utensílios domésticos com cerâmica primitiva. O filme de 1960 é considerado um dos precursores do cinema novo. Já Passadouro (6’) o é uma ficção dirigida por Torquato Joel onde a chegada de uma antena parabólica ao sertão muda os hábitos dos moradores da região. Também ficção O Meio do Mundo, de Marcus Villar (11’) conta à história de um pai que em um lugar distante de tudo resolve que seu filho deve conhecer a vida. Em Seu Pita Social Clube(14’) o jovem documentarista Thyego Lopes trata com irreverência as relações sociais que se dão em um bar. Seu Pita, um personagem lendário do lugar apresenta a historia daqueles que passam o dia esperando o momento de jogar dominó e beber fiado.

Na sexta feira(30) não haverá exibição do Cine SESC que nos demais dias acontecerá no mini auditório da Unidade Centro, na Rua Desembargador Souto Maior, 281, região central de João Pessoa. Fone: 3208-3158
--
Carol Morena

(83) 8804.0455
www.coletivomundo.com.br
www.festivalmundo.com.br
www.myspace.com/bandanublado

Ednamay Cirilo
(83) 8862 6826 - 8849 7850
anjoazuldobeco.ning.com
meukotidianomulticultural.blogspot.com

Nenhum comentário :