quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CONSCIENCIA

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 NOVEMBRO PELO BRASIL



6° Marcha do “Dia da Consciência Negra”

Após 121 anos da Abolição da escravatura no Brasil, o país é certamente outro. Apesar disso, os negros continuam em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras, universidades e a educação de qualidade, além de serem as maiores vítimas da violência nas periferias das grandes cidades.

Diante desse quadro de desigualdade e injustiça histórica, acontece no dia 20 de novembro, a 6° Marcha do “Dia da Consciência Negra” em São Paulo.
A data foi escolhida pelo Movimento Negro em contraposição ao dia 13 de maio, e é uma homenagem a Zumbi dos Palmares. Zumbi foi morto, 314 anos atrás: 20 de novembro de 1695. Era o líder maior do Quilombo dos Palmares - que é considerado o maior foco de resistência negra à escravidão no Brasil. Mais de três séculos após a sua morte, os negros continuam a lutar por direitos e oportunidades. O racismo nunca deixou de existir, a opressão e suas formas de dominação só ficaram mais sofisticadas.

Concentração Igreja Nossa Senhora do
Rosário dos Homens Pretos
às 10h – Largo do Paissandu/Centro

A organização da 6° Marcha da Consciência Negra convoca todos os companheiros, militantes, sindicatos e movimentos sociais a comparecerem no local indicado acima.
É importante que os companheiros e companheiras participem com camisetas, adesivos, bonés e bandeiras de suas entidades.

Nenhum comentário :