sábado, 10 de outubro de 2009

FESTIVALDORIO

Atuação paraibana sai premiada no Rio

Por: RENATO FÉLIX


O paraibano Luiz Carlos Vasconcelos dividiu com Chico Diaz o prêmio de melhor ator no Festival do Rio, cuja premiação aconteceu na quinta à noite. Mas os dois estão no mesmo filme, O Sol do Meio-Dia, de Eliane Caffé, que deve entrar em cartaz no circuito só no primeiro semestre de 2010. “Eu não o conhecia pessoalmente, só de outros trabalhos dele”, conta a diretora, sobre Luiz Carlos. “Mas, na verdade, desde que eu estava escrevendo o roteiro, o personagem já nasceu personificado na figura do Luiz”.

O ator ainda está no Rio, onde apresenta neste fim de semana o espetáculo Silêncio Total - Vem Chegando o Palhaço pelo ‘Palco Giratório’, na Praça Onze, no centro do Rio, e na escola do Sesc, em Jacarepaguá. No festival, ele viu o filme pela primeira vez - e pela segunda, também, já que também assistiu à reprise. “Ver a primeira vez é sempre um susto porque você não vê muita coisa que filmou e ficou fora na edição”, diz o ator, por telefone.

Na história, Luiz Carlos é Artur, um homem que sai da prisão (seu crime é revelado no decorrer da trama) e pega uma carona no barco de Matuim (Chico Diaz) para voltar a Belém. No caminho, conhece uma mãe (Cláudia Assunção) que procura a filha perdida em prostíbulos.

“Foi determinante descobrir a veia cômica dele, pouco explorada no cinema”, conta Eliane, por telefone, de São Paulo. “Como o personagem é trágico, queria humanizá-lo. É difícil de fazer, muito silencioso. Num próximo filme cômico, gostaria de trabalhar com ele de novo”.

As filmagens aconteceram em agosto de 2006, logo após Luiz Carlos Vasconcelos deixar a Funjope. Só agora chegou aos festivais e ainda negocia sua distribuição. “Acho que essa premiação ajuda”, analisa Luiz Carlos. “De 300 filmes, uns 50 foram as meninas dos olhos do festival. O filme já foi procurado por festivais na Itália e na Alemanha”.

Eliane, diretora do premiado Narradores de Javé (2003), é cética. “Obviamente, a premiação é uma coisa boa, um reconhecimento. Mas acredito que o lançamento aconteça num circuito muito fechado. Narradores foi premiado e isso não mudou muito o destino do filme”.

confira os vencedores
JÚRI OFICIAL

Longa-metragem de ficção: Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho
Longa-metragem documentário: Dzi Croquettes e Reidy, a Construção da Utopia
Direção: Karim Aïnouz e Marcelo Gomes (Viajo porque Preciso, Volto porque Te Amo)
Ator: Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcellos (O Sol do Meio-Dia)
Atriz: Nanda Costa (Sonhos roubados)
Ator coadjuvante: Gero Camilo (Hotel Atlântico)
Atriz coadjuvante: Cássia Kiss (Os Inquilinos)
Montagem: Tamboro
Roteiro: Os Inquilinos
Fotografia: Viajo porque Preciso, Volto porque Te Amo e O Amor Segundo B. Schianberg
Curta-metragem: Olhos de Ressaca
Prêmio Especial do Júri: Tamboro
Menção honrosa: Sildenafil

VOTO POPULAR
Longa-metragem de ficção: Sonhos Roubados
Longa-metragem documentário: Dzi Croquettes
Curta-metragem: Sildenafil

Nenhum comentário :