quarta-feira, 26 de agosto de 2009

JACKSORIAR




No dia 31 de agosto de 1919 nascia nos arredores de Alagoa Grande, no brejo paraibano um dos maiores ritmistas do Brasil. Em 2009, no aniversário dos 90 anos de nascimento de Jackson do Pandeiro, a Associação Cultural e Recreativa Anjo Azul X TRATO Assessoria e Produção Cultural, dá inicio a partir desta segunda-feira, 31 de agosto, as oficinas de TEATRO do projeto Esquentais Vossos Pandeiros Jacksonianos, especialmente para a população habitante na cidade que acolheu no nosso REI DO RITMO. Nessa data a cidade estará burbulhando de homenagens para o aniversariante ilustre, haverá música, teatro, exposição, cinema, orquestra, palestra , além da presnça maciça dos artistas que fazem a nossa cena brasileira.

“Temos como principal objetivo aproximar a nova geração dessa produção cultural que cresce, nas diferentes vertentes jacksonianas ¨ diz Ednamay Cirilo - Presidente da Associação Cultural Anjo Azul.

¨Como forma de estimular essa aproximação serão realizadas oficinas de teatro, em Alagoa Grande , de música e artes visuais na cidade de João Pessoa. O projeto surgiu do anseio da Associação Anjo Azul em interligar as cidades de João Pessoa e Alagoa Grande através da obra de Jackson do Pandeiro, preservando assim sua memória .

As oficinas têm como público alvo artistas, estudantes municipais e iniciantes em teatro, música e artes visuais. “Acreditamos que o contato de forma lúdica com as produções de Jackson do Pandeiro propiciará aos jovens a expansão dos conhecimentos e o interesse por buscar novas informações¨.

O projeto será encerrado no mês de novembro, com uma festa em duas etapas, primeiro em Alagoa Grande , uma especie de revista carnavalesca, e posteriormente em João Pessoa, onde serão apresentados os resultados dos três meses de oficinas , na sede oficial da Associação Cultural Anjo Azul, localizada no Centro Cultural de Terceiro Setor Thomáz Mindello, tendo a palestra sobre a vida e obra de Jackson do Pandeiro como tema central da noite.


OFICINAS

ARTES PLÁSTICAS

Tem como objetivo promover o acesso as artes plásticas, como atividade que acolhe e interage diretamente jovens, adultos ,melhor idade. A oficina Jacksoniana buscará representar a musicalidade do Rei do Ritmo através de telas e estandartes trabalhando cores e brilho .A creditamos que assim vamos despertar, positivamente, as emoções pela arte dos caminhos percorrido por Jackson do Pandeiro.

Oficineira : Dulce Abstrato

Artista plástica desde 1997 e oficineira desde 2007. Já participou de projetos aprovados pelo Ministério da Cultura em OGN´s da cidade de João Pessoa , Itabaiana, Guarabira e da cidade de Itabuna-BA. Atuou como oficineira na ASTRAPA, Grupo de MULHERES MARIA QUITÉRIA e Grupo BIGORNA, localizados no Centro Cultural Terceiro Setor Thomáz Mindello, além de várias oficinas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.

MONTAGEM TEATRAL

Proporcionar aos alunos-atores uma vivência teatral completa, desde sua concepção, passando pela preparação do ator, construção do personagem, ética teatral, jogos dramáticos, improvisação, expressão corporal, caracaterização, cenografia, concepção de figurinos, música, linha temática de iluminação, pesquisa e experimentações práticas de grupo. A oficina culminará na montagem de uma performance teatral/musical intitulada “Rei do Ritmo” em comemoração aos 90 anos de Jackson do Pandeiro.

Oficineiro: Netto Ribeiro

Ator, performático e diretor, Netto Ribeiro é fundador do Ser Tão Teatro e atua na cena paraibana há 10 anos. Em 2003, conquistou o prêmio de Melhor ator no FESTGUAÇUI – ES. Idealizou, produziu e dirigiu o Projeto 15 Cultural,2006, que teve no repertorio os musicais “Vila Cazuza” e “Ópera do Chico”. Sua trajetória inclui trabalhos no teatro, na teledramaturgia, e em longa metragens como Canta Maria de Francisco Ramalho Junior.

Percussão (Pandeiro)

O pandeiro tem origem moura e é utilizado nos contextos erudito e popular. Jackson do Pandeiro é um dos maiores nomes da Música Brasileira e soube miscigenar sonoridades múltiplas, trazendo para nossos ouvidos as mais suingadas canções de nosso cancioneiro popular. Nossa oficina trabalhará ritmos brasileiros, fazendo uso do repertório de Jackson do Pandeiro, procurando desenvolver técnicas básicas para o aprendizado do pandeiro, buscando aliar teoria e prática em atividades de canto e execução instrumental.

Oficineiro: Ely Porto

Formado pela Universidade Federal da Paraíba e músico atuante no cenário artístico do estado, já desenvoleu projetos com Cabruêra, Escurinho& Labacé; Os Caba; Mestre Fuba, Cátia de França; Biliu de Campina; As Párea; La Gambiaja; Batuque Quebra-Quilos; Círculo de Tambores; Nação Maracahyba; Maíra Barros e Antônio Barros & Cecéu; ÔdeCasa; Anne Raelly. Composições e Participações em CDs: O Melhor Do Forró no Maior São João do Mundo e Heimatklange Sons da Terra com Cabruêra e As Parêa,XIII MpbSesc,O Som de Todas as Lutas com As Parêa.

O projeto foi contemplado no edital 2008 do Fundo de Incentivo a Cultura Lei Augusto dos Anjos (FIC).

Um comentário :

Elizabeth disse...

Oi Ednamay, que empo não nso falamos. Tudo bem? Adoro o Jackson, aprabens pela programação, bjs