quinta-feira, 23 de julho de 2009

AREIA

Município de Areia recebe programação do 'Caminhos do Frio 2009'

O roteiro turístico 'Caminhos do Frio 2009' aporta esta semana em Areia. O município que é um dos mais admirados por seus atrativos culturais, além de carregar o título de Patrimônio Histórico Nacional, receberá os visitantes com a programação do festival ‘Frio, Cachaça e Arte’. Entre os dias 20 e 26, turistas e moradores poderão curtir uma extensa programação de oficinas, exposições, apresentações culturais, festivais gastronômicos, provas de cachaças do brejo e muitos shows.



Distante 122 km da capital, transpirando arte com o clima frio e ameno que caracteriza a época na região, Areia se apresenta como um dos destinos mais aguardados da rota. A cidade é solo do famoso Teatro Minerva, primeiro teatro do Estado, que comemora durante a Rota os seus 150 anos, muito bem conservados. “O Caminhos do Frio será enriquecido com mais esta festa. O nosso intuito é receber visitantes, mas primordialmente fazer com que a comunidade se enxergue na história do município e ame cada vez mais essa cidade”, comenta Lúcia Giovana, coordenadora do Ponto de Cultura de Areia e uma das organizadoras da programação.



Na busca por essa valorização está programada uma excursão fotográfica, ‘Olhar na Cidade’, onde os inscritos farão fotos de localidades de Areia para serem exibidas durante toda a Rota em um telão na Praça Pedro Américo. A expedição acontece no dia 25, sábado, das 8h às 17h, e os grupos serão acompanhados por um profissional e moradores da cidade capacitados em oficinas, para prestar orientações aos participantes. Para quem deseja integrar um desses grupos basta ter uma câmera fotográfica e se inscrever através do telefone (83) 8650-6782.



É no sábado também que o município espera receber mais visitantes durante toda a programação. Segundo Ney Vital, secretário de turismo de Areia, para o dia, a cidade aguarda cerca de 20 mil pessoas circulando e gerando renda para o município. “A grande atração do dia vai ser o show dos Três do Nordeste, conservando a tradição de se fazer um evento genuinamente da terra. Nos outros dias do ‘Caminhos do Frio’, esperamos receber 1 mil visitantes ao dia”, afirma Ney. O secretário ainda colocou que durante esta semana os moradores de Areia passarão por um processo de capacitação através de oficinas para atender ao público.



Mais atrações- E como turismo não é turismo sem uma boa comida, Areia reservará aos visitantes a oportunidade de degustar pratos feitos à base da cachaça e da rapadura, produto tão característico da região. Serão oito restaurantes participantes do Roteiro Gastronômico com atrações no cardápio que vão desde o Empanado de banana com Cachaça ao Cabrito Embriagado. A cidade conta com o trabalho ativo de 28 engenhos que produzem cachaça, rapadura, quentão, entre outros. Um dos filhos mais ilustres da terra é o engenho da Cachaça Triunfo, que recebe em suas dependências visitantes para acompanhar toda a rotina de produção da cachaça contando ainda com um espaço para a degustação do produto e uma lojinha.



Além dos engenhos, as belezas naturais da região e o acervo histórico também são atrativos do roteiro. Em paralelo às atrações culturais, os visitantes podem fazer programas alternativos que começam bem cedo. Caminhadas ecológicas no Famoso Parque Estadual Mata do Pau Ferro, visita ao Museu da Rapadura, ao Solar José Rufino e ao Espaço da Arte e Cultura Horácio de Almeida, que estará abrigando uma exposição com as flores de Areia, completam a programação no município.



"O patrimônio arquitetônico e a natureza de Areia exibem um charme especial que certamente será apreciado pelos turistas. Além de manter as características da época da civilização do açúcar", ressalta Regina Amorim, gestora do Projeto de Turismo do Sebrae Paraíba.


Para quem deseja pernoitar na cidade a novidade deste ano é a hospedaria criada nas dependências do Colégio Santa Rita. O prédio, cuidado por irmãs alemãs, costumava receber em suas dependências nos tempos do Ciclo da Cana-de-açúcar filhas dos ricos donos de engenho do estado. “Além do Colégio, a cidade conta com outras hospedarias, mas também estamos orientando que os moradores abriguem seus amigos”, explica Lúcia.



Brejo em destaque- O‘Roteiro Caminhos do Frio - Rota Cultural 2009’ pretende apresentar o potencial turístico de mais quatro cidades da região do Brejo paraibano, além de Areia. Desembarcando nas cidades a cada fim de semana até o mês de agosto, as próximas cidades a receberem as atrações da Rota são: Bananeiras, 27 a 1º de agosto, Serraria, de 03 a 08 de agosto, Pilões, de 10 a 16 de agosto, e por fim em Alagoa Grande, 17 a 23 de agosto.


O Caminhos do Frio 2009 é uma parceria entre Sebrae Paraíba, Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Secretaria de Segurança e Secretaria de Cultura, com a realização das Prefeituras Municipais. Para acessar a programação completa da Rota, entre no site www.sebrae.com.br/uf/paraibaou através da Central de Relacionamento Sebrae, 0800 570 0800.

Sebrae Paraíba

Nenhum comentário :