VIRADA CULTURAL 2009, FAZ TRIBUTO A RAUL SEIXAS
da folha online
A quinta edição da Virada Cultural acontece a partir das 18h do próximo dia 2 de maio e segue até as 18h do dia seguinte, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira pela Prefeitura de São Paulo.
Divulgação
Jon Lord, ex-Deep Purple, vai se apresentar com a Orquestra Sinfônica Municipal
Jon Lord, ex-Deep Purple, vai se apresentar com a Orquestra Sinfônica Municipal
Serão cerca de 800 apresentações em 150 locais do centro da capital. Entre elas, há atrações bastante conhecidas como o CPM22 e a Nação Zumbi, além de Maria Rita e Wando.
Leia mais sobre o evento no Catraca Livre
O grupo francês Mécanique Vivante será o primeiro da lista, realizando uma performance sobre os edifícios da região da praça do Patriarca.
A primeira apresentação musical acontece na avenida São João com Jon Lord, ex-tecladista do Deep Purple, e a Orquestra Sinfônica Municipal. Eles vão tocar o concerto para grupo e orquestra de 1969.
As outras atrações do local serão Geraldo Azevedo, Marcelo Camelo, Tim Maia Racional (apresentado por Instituto, Bnegão, Thalma e Dafé), Tribo de Jah, Cordel do Fogo Encantado, Zeca Baleiro e Novos Baianos. Maria Rita encerra a festa.
Ana Ottoni/Folha Imagem
Grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado é outra das atrações da próxima Virada Cultural na cidade de São Paulo
Grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado é outra das atrações da próxima Virada Cultural na cidade de São Paulo
No Largo do Arouche, se concentram músicos românticos e/ou brega, entre eles, Benito di Paula, Wando, Reginaldo Rossi e Odair José.
No Teatro Municipal, artistas consagrados releem seus trabalhos mais marcantes. Arrigo Barnabé e banda Sabor de Veneno tocam "Clara Crocodilo", Tom Zé, "Grande Liquidação" e Beto Guedes, "Alma de Borracha".
Outra proposta "especial" para a Virada é a do palco Estação da Luz, na rua Cásper Líbero. O palco "Toca Raul!" presta homenagem aos 20 anos de morte de Raul Seixas.
Dezenove bandas vão tocar todos os álbuns dele, na íntegra e em ordem cronológica. O primeiro show será da banda original de Raul, Os Panteras. Marcelo Nova e Nasi também participam.
Paula Huven/Folha Imagem
Cantora Maria Rita encerra a Virada Cultural de São Paulo neste ano; evento tem como tema o ano da França no Brasil
Cantora Maria Rita encerra a Virada Cultural de São Paulo neste ano; evento tem como tema o ano da França no Brasil
A nova geração da música paulistana subirá ao palco do largo Santa Efigênia. Anelis Assumpção, Iara Rennó, Lívia Nestrovski, Danilo Moraes e Curumim são algumas das atrações.
Já a praça da República vai sediar o palco de rock. Camisa de Vênus, Velhas Virgens, Matanza, Vanguart, CPM 22 e Nação Zumbi são alguns dos nomes. O destaque, segundo a organização, é o encerramento com Ike Willis, cantor do grupo de Frank Zappa.
No palco da avenida Rio Branco, a proposta é "dançante" com Sandália de Prata, Farufyno, Trio Mocotó, Clube do Balanço, Os Opalas, Sambasonics, Havana Brasil, entre outros.
A música instrumental terá dois espaços: um na praça Dom José Gaspar, com o Piano na Praça, e outro na rua Conselheiro Crispiniano com vertentes variadas do instrumental.
No Anhangabaú, grupos de dança se revezam durante todo o evento. São Paulo Cia. da Dança, Quasar e Cisne Negro são alguns dos destaques.
VEJA AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES MUSICAIS DE ALGUNS PALCOS
São João
Jon Lord e Orquestra Sinfônica Municipal
Geraldo Azevedo
Marcelo Camelo
Tim Maia Racional (apresentado por Instituto, Bnegão, Thalma e Dafé)
Tribo de Jah
Cordel do Fogo Encantado
Zeca Baleiro e Novos Baianos
Maria Rita
Largo do Arouche
Benito di Paula
Wando
Reginaldo Rossi
Beto Barbosa
Jane e Herondi
Odair José
Teatro Municipal
Arrigo Barnabé e banda Sabor de Veneno
Egberto Gismonti
Tom Zé
Chico Cesar
Violeta de Outono
Fafá de Belém
Francis Hime e Orquestra Experimental de Repertório
Beto Guedes
Largo Santa Efigênia
Anelis Assumpção
Iara Rennó
Curumim
Comadre Fulozinha
Praça da República
Camisa de Vênus
Velhas Virgens
Vanguart
CPM 22
Nação Zumbi
Nasi
Ike Willis, vocalista do grupo de Frank Zappa
Rio Branco
Farufyno
Trio Mocotó
Clube do Balanço
Os Opalas